Assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis é o objetivo da Rede Cegonha, um programa do Ministério da Saúde.
O Município, além dos diversos cuidados já prestados às gestantes, está dando início a mais duas atividades relacionadas ao cuidado humanizado no pré-natal: Grupos de Gestantes e Visitas à Maternidade onde as mulheres terão seu bebê.

Visitas à maternidade

As visitas à Maternidade do Hospital das Clínicas serão realizadas quinzenalmente, às terças-feiras, com saída programada da Secretária Municipal de Saúde às 8h45.
A Secretaria providenciará o transporte até a maternidade, onde profissionais da saúde apresentarão o serviço e farão orientações à gestante e seu acompanhante.
A duração da visita está prevista para ser em torno de 45 minutos até 1 hora. Um acompanhante poderá estar junto com a gestante, tendo seu lugar assegurado.
Poderão participar das visitas todas as gestantes do Município, de serviços públicos ou privados, e seus acompanhantes.
É necessário o agendamento prévio junto ao Setor de Educação e Comunicação em Saúde (SEDUCS), pelo telefone 3811-1100 – Ramal 27, das 8 às 17 horas.

Grupos de gestantes

Os grupos de gestantes já funcionam de forma descentralizada, nas Unidades de Saúde do Município. Atualmente, a Secretaria de Saúde pretende oferecer mais uma opção para as gestantes e suas famílias, um grupo semanal, com reuniões no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde (Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores).
Serão duas opções, cada semana uma opção de horário, dentro e fora do horário comercial, garantindo que todas as gestantes possam participar.
O primeiro encontro é nesta quarta-feira, 06, no auditório da Secretaria de Saúde, às 18h30. A reunião terá o tema “nutrição e atividade física na gestação”.
Os grupos serão abertos a toda a população, ressaltando que poderão participar todas as gestantes e seus acompanhantes, em qualquer idade gestacional, advindo tanto de serviços públicos ou privados de saúde.

 

(da assessoria)