A Faculdade de Medicina e Enfermagem da UNESP de Botucatu vai contar em breve com um Centro de Capacitação Profissional, que será instalada no prédio da antiga Lavandeira, onde aconteceram as primeiras aulas de anatomia da antiga FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu.
O recurso foi destinado através de emenda parlamentar do senador Aloysio Nunes Ferreira, atualmente no cargo de Ministro do Exterior. O recurso havia sido reivindicado pelo ex-prefeito e dirigente do PSDB João Cury Neto e pelo deputado Fernando Cury.
A liberação do recurso aconteceu na manhã da ultima sexta-feira, em Bauru, na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal. Lá estiveram para assinar a documentação para liberação do recurso, o superintendente do Hospital das Clínicas André Balbi e o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu Pasqual Barretti, João Cury Neto, presidente da FDE e o deputado estadual Fernando Cury.
O Centro de Formação Profissional será um ambiente de reciclagem e treinamento de práticas modernas e humanizadas de atendimento médico e formação de mão de obra qualificada para serviços de saúde. A iniciativa segundo João Cury Neto, tem como objetivo formar profissionais na área técnica de atendimento para o setor em Botucatu.
“O Centro de Capacitação Técnica será extremamente importante para os serviços de saúde de Botucatu. O mais importante na saúde, não é o prédio, o equipamento, mas sim o atendimento do profissional, como o atendente, o enfermeiro, técnico de enfermagem e saúde. Não adiante um monte de gente mal formada, o que não é o caso em Botucatu, onde temos bons profissionais, somos conhecidos pela qualidade do atendimento, mas esse centro vai permitir atualizações e novas formações para esse setor em Botucatu”, destacou João Cury.
O deputado Fernando Cury destacou que a melhoria do atendimento, beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas de mais 50 cidades da região.
“Em Bauru, tivemos em pauta, assuntos ligados ao HC, responsável pelo atendimento de dois milhões de pessoas de 70 cidades de todo o Estado de São Paulo, e responsável pela administração do Hospital Estadual de Botucatu e Sarad – Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas. Não temos medido esforços para buscar cada vez mais melhorar a estrutura e garantir os investimentos necessários por uma saúde de qualidade para toda a população de Botucatu e da região”, afirmou.
João Cury adiantou ao Leia Noticias que esse Centro de Formação poderá receber em breve outra emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual vice-prefeito de São Paulo Bruno Covas, no valor de R$ 500 mil.
“Botucatu é um grande celeiro de mão de obra extremamente qualificada em saúde, mas sempre é bom reciclar essas pessoas que cuidam da nossa saúde. Investir em Saúde é sempre um bom negocio e nessa linha ainda estamos aguardando a liberação de mais R$ 500 mil do atual vice-prefeito de São Paulo Bruno Covas”, salientou.
Profº-Dr. Pasqual Barretti, diretor da FMB-Unesp, salientou a importância da verba, que será usada na restauração do prédio.
“Esse valor possibilitará a conclusão de uma etapa importantíssima deste projeto. Agora vamos trabalhar para conseguir a restauração do prédio, que esperamos resolver em breve”, completou.
Dr. André Balbi, Superintendente do HC, destacou que ações como a encaminhada pelo senador Aloysio Nunes, torna possível melhorar a qualidade do atendimento, garantindo benefícios e condições de excelência aos pacientes.
“Esta é a segunda verba que recebemos neste início de ano, fruto de um trabalho em conjunto realizado durante todo o ano de 2017. Agradeço ao Deputado Fernando Cury e ao ex-prefeito João Cury, parceiros fundamentais para o crescimento do HCFMB, que conta também com o apoio da Famesp e a FMB”, finalizou.
(Com informações da assessoria da FMB e jornal Leia Noticias)