O médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, vinculado à Unesp de Botucatu, recebeu o prêmio “Jovem Infectologista 2021 (medalha Dr. Izidro Zavala)”, por seu trabalho de pesquisa e enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O prêmio foi concedido nesta sexta-feira, 5 de agosto, durante o 20° Congresso da Associação Pan-americana de Infectologia, realizado em Punta Cana, na República Dominicana. “Uma honra indescritível, principalmente pelo significado pessoal do que é ser Jovem, e do que é ser Infectologista. Ser Jovem significa enxergar o mundo cheio de perspectivas, de esperança de torná-lo melhor e mais justo, de lutar por valores que realmente dão sentido ao tempo que passamos por aqui, com o vigor e força que essas tarefas exigem. Ser Jovem fala muito mais sobre o modo de encarar a vida do que sobre a idade cronológica. Já ser Infectologista significa exercer a Medicina com uma visão global, entrando a fundo na relação do ser humano com os agentes infecciosos e o meio que o cerca, a natureza, a cidades e os comportamentos das pessoas. Ser Infectologista transcende as barreiras biológicas, é imprescindível uma apaixonada perspectiva humanista., ressaltou o médico em sua rede social”, destacou o médico.

Naime Barbosa é professor doutor de Infectologia na UNESP – Faculdade de Medicina de Botucatu. Atua como chefe do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia da UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu. Também chefia o Serviço de Infectologia do HC FMB UNESP Botucatu – Secretaria de Estado da Saúde – SP

O médico ainda é  Diretor de Assistência do SAE de Infectologia “Domingos Alves Meira” – FAMESP – HC UNESP Botucatu; é responsável pelos Ambulatórios de HIV, Hepatite B, Hepatite C, PrEP HIV e HTLV do SAE de Infectologia “Domingos Alves Meira” – FAMESP – HC UNESP Botucatu.