Criado em Botucatu e nadador pela Associação Atlética Botucatuense, Luciano Alves Meira foi Campeão Paulista, Brasileiro, Sulamericano e bateu o record mundial dos 100 metros borboleta, na Ginasíade de Lille, na França, aos 17 anos.
De lá até agora trabalhou como empreendedor social, tornou-se especialista no tema desenvolvimento do potencial humano, escritor, professor e sócio da Caminhos Vida Integral, empresa de educação com foco humanista sediada em Goiânia, onde reside atualmente, que já impactou mais de 35 mil pessoas em todo o Brasil.
Em seu novo livro Ser ou Não Ser – Nossa Dramática Encruzilhada Evolutiva, lançamento da Editora Vida Integral, Luciano atingiu seu objetivo de integrar Filosofia, Ciência e Literatura para explicar o fenômeno humano, desde o tempo profundo de nossas origens cósmicas até as escolhas difíceis que precisamos fazer no presente, se quisermos viver na plenitude de nossas potencialidades.
A obra parte do encontro do autor com o texto de Hamlet, de Shakespeare, ocorrido em sua adolescência, e se projeta para uma situação de ficção científica distópica.
Estamos em 2070, a Terra enfrenta uma série de crises cada vez mais acentuadas envolvendo um sentimento generalizado de vazio existencial e de rupturas ambientais gravíssimas. Um astronauta chamado Hamlet, em missão colonizadora a Marte, é o único sobrevivente de um acidente que se dá na chegada ao planeta vermelho, onde já existe uma base montada por expedições anteriores.
Ali, em completo isolamento, o personagem passará por uma transformação psíquica profunda que culminará em um monólogo sobre as escolhas da espécie humana, e de cada um de nós, entre o Ser e o Não Ser.
Este é o segundo livro do autor, que lançou em 2017 A Segunda Simplicidade: Bem-Estar e Produtividade na Era da Sabedoria, que definiu como “um conjunto de reflexões sobre a necessidade urgente de humanização do ambiente de trabalho, e do fortalecimento psíquico, emocional e espiritual das pessoas para que naveguem, sem naufragar, no oceano de transformações ameaçadoras em que nos encontramos lançados na pós-modernidade”.
Lançamento do livro será nesta quinta-feira, dia 24 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Empório Cultural, no shopping Botucatu. Luciano é filho do falecido professor Domingos Alves Meira, que foi diretor da Faculdade de Medicina, criador do hospital de atendimento especializado para pesquisa e tratamento da aids na Unesp e irmão do ator Domingos Meira.