O mês de outubro ganha a cor rosa para conscientizar mulheres acima dos 40 anos de idade sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O tema nacional da campanha do Outubro Rosa deste ano é “quanto antes melhor”, com a ideia de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que aumenta bastante as chances de cura.
Um estilo de vida saudável, consultas regulares e a realização de mamografias anualmente a partir dos 40 anos são algumas recomendações.
As mamografias serão realizadas na Casa da Mama, localizada na rua Dr. Costa leite, 1190, Centro. O telefone é o (14) 3813-3779, e o local atua de segunda à sexta, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento é das 8 às 12 horas.
O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de cura próxima a 100 % e requer tratamentos menos mutilantes.
Durante o Outubro Rosa, as mulheres de Botucatu poderão realizar a
mamografia da seguinte forma:
– mulheres de 40 a 59 anos de idade, poderão procurar diretamente a Casa da Mama portando o RG e o cartão SUS atualizado, e realizar a mamografia;
– mulheres de outras faixas etárias (60 anos ou mais), deverão procurar antes a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e pegar a guia de  encaminhamento com o agendamento do exame. Os exames são gratuitos, com o laudo saindo em poucos dias.