Encontro de 2018 | Foto divulgação
O Pint of Science, maior evento de divulgação científica no mundo, vai ser realizado em três dias na cidade. Na próxima segunda (20), terça (21) e quarta (22), pelo terceiro ano consecutivo. Os “bate-papos” acontecem no Villa Blues, Mão na Roda e Trezze Pub. Sempre das 19h30 até às 21 horas. A entrada é gratuita (é cobrada apenas a consumação no local) e aberta a toda população.
O negro nos ambientes de pesquisa; a importância da resiliência nos seres humanos; o futuro da geração de lixo; o impactos das mídias sociais em nossas rotinas; a origem do universo e da Terra; autoritarismo e totalitarismo; a influência do meio ambiente na incidência de casos de câncer; a ciência por trás dos alimentos; e até fim do mundo são alguns dos temas que serão debatidos em Botucatu.
A proposta do festival é estabelecer um canal direto entre cientistas e sociedade. Com linguagem simples, em espaços que estimulem a troca de ideias de forma descontraída como bares e restaurantes. Os bate-papos serão conduzidos por professores, alunos de pós-graduação e pesquisadores especialistas.
“Este ano o Pint ganha um caráter ainda mais significativo por conta do contingenciamento de recursos que deve atingir as áreas de Ciência, Pesquisa e Educação este ano. Esta se torna uma maneira de dar voz ao conhecimento produzido dentro das universidades e mostrar à população isso de uma maneira didática e numa linguagem mais simples”, afirma a Profa. Ariane Rozza, do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu, coordenadora local do evento.