Durante uma operação de busca e apreensão domiciliar realizada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Botucatu, na manhã desta sexta-feira, agentes localizaram uma estufa de cultivo indoor com seis plantas de cannabis sativa em uma residência na região central da cidade. O responsável pelo cultivo, um homem de 45 anos, afirmou que estava produzindo uma droga para consumo próprio.
Segundo o suspeito, ele decidiu iniciar o cultivo após uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em discussão, abriu brechas para a interpretação do cultivo de até seis plantas de cannabis para uso pessoal. O homem utilizou equipamentos específicos, como iluminação LED, ventiladores e controle de umidade para manter o ambiente ideal para o desenvolvimento das plantas.
Os policiais apreenderam, além das plantas, 34 gramas de maconha pronta para consumo. O indivíduo foi conduzido à sede da DISE, onde foi registrado um boletim de ocorrência por ilícito administrativo. Após prestar depoimento, ele foi liberado, mas o material apreendido será incinerado, conforme determinação judicial.