Desde a última segunda-feira, 26, a Unidade de Saúde da Família da Cohab IV está atendendo em novo endereço, na Rua José Domingos Corte, 565, no Jardim Bandeirantes, no prédio da UPA.
A Unidade atende aproximadamente 3,5 mil moradores da Região Leste, que moram nos bairros: Jardim Ipiranga, Vila Mariana, parte da Rua Reverendo Humberto Barbosa até a Rua Maria Joana Félix Diniz, Vila Solange e Jardim Bandeirantes (ao redor da caixa d’água) e os Bairros Cohab IV e parte da Bela Vista.
A unidade possui sala de espera, de pré-consulta e acolhimento e de pós-consulta, farmácia, recepção, banheiros para pacientes e funcionários, três consultórios médicos, um consultório ginecológico, sala de vacina, de procedimentos (medicação, eletrocardiograma e outros), observação e repouso, local para curativos, sala de agentes comunitários de saúde e grupos, copa e depósito de materiais de limpeza.
Outra novidade é o espaço odontológico, que atenderá a população em horário comercial.
“A USF da Cohab IV operava de modo eficiente, com equipe dedicada e qualificada, mas com uma estrutura física insuficiente, por se tratar de um imóvel de pequenas dimensões, adaptado como unidade de saúde. A mudança para o novo prédio representa um grande salto de qualidade e conforto no atendimento dos pacientes da região, além de oferecer melhores condições de trabalho a toda a equipe de profissionais”, explica o Secretário de Saúde, André Spadaro.
Além do novo prédio, a USF da Cohab IV também terá horário de funcionamento diferenciado a partir desta quinta-feira, 1º. O Pronto Atendimento noturno em funcionamento na unidade do Jardim Peabiru até às 21 horas, será transferido para o novo prédio, com melhor estrutura e com atendimentos ampliados até às 22 horas.
Além da Unidade de Saúde da Família, o prédio abrigará futuramente um Centro de Diagnósticos por Imagens, que atenderá toda a população de Botucatu. Neste espaço será possível a realização de exames como tomografia, ultrassonografia, exames cardiológicos e raio-x, solicitados por médicos das unidades básicas de saúde do Município.
A Secretaria Municipal de Saúde já concluiu o termo de referência para a contratação do serviço e a previsão é que licitação esteja pronta até o final do primeiro semestre de 2018.

(da assessoria)