Representantes da CEF e Município | Foto Prefeitura Botucatu
O Prefeito Mário Pardini assinou nesta quinta-feira, 19, o contrato com a Caixa Econômica Federal para a liberação de parte do valor do empreendimento, destinado pelo Governo Federal, para que o Município desenvolva ações de acompanhamento social com os moradores. O objetivo é reduzir o impacto da mudança e dar conhecimento das regras de convivência em condomínios.
O trabalho começa logo após o sorteio das unidades e continua sendo feito até 12 meses depois da entrega das chaves. Serão investidos até 2% do valor total do empreendimento no serviço de socialização.
Na prática, serão oferecidos cursos e oficinas de como viver em comunidade e em condomínio, como usufruir dos direitos de cidadão, ter acesso a benefícios sociais e a equipamentos e serviços municipais, a cursos de qualificação e geração de emprego e renda, e visita ao empreendimento ainda em construção.
“Essas ações atendem a necessidade dos futuros moradores do Cachoeirinha de se adaptarem ao novo local e utilizar daquilo que o Município oferece como infraestrutura. Vamos também atuar com políticas de saúde e orientações para que a qualidade de vida de todas essas famílias seja a melhor possível, nesta nova realidade dentro de um condomínio fechado”, explica o Prefeito Mário Pardini em nota divulgada pela Prefeitura.
O município poderá executar o trabalho ou contratar uma empresa especializada. A participação dos moradores nestas ações estará prevista no contrato e será obrigatória.
Também serão desenvolvidos trabalhos de socialização com os moradores dos bairros vizinhos ao Residencial Cachoeirinha, como Cohab 2, Jardim Cristina e região.
“Vamos checar a realidade de cada pessoa sorteada para receber um apartamento, justamente para saber se realmente está dentro dos requisitos necessários. Após comprovado, vamos iniciar este trabalho para que todos entendam e compartilhem a importância de ações que garantam o bem comum”, cita o Prefeito Pardini.
No final da tarde desta quinta-feira, 19, 8.678 pessoas já tinham efetivado suas inscrições para participar do sorteio das 992 unidades habitacionais do Residencial Cachoeirinha.
Quem ainda não fez o agendamento para a inscrição tem até o próximo dia 31 para ir até a Secretaria de Habitação (Rua José Vitoriano Villas Boas, 4 – Centro) e iniciar o processo.