Mário Pardini, prefeito e André Spadaro, Secretário da Saúde
A partir da próxima quarta-feira, 15, todos os botucatuenses que procurarem as unidades de saúde do Município com sintomas de gripe ou resfriado, serão encaminhados para testagem para Covid-19, na rede de saúde.
Com a previsão das temperaturas mais baixas nos próximos dias, devido ao outono e inverno e o aumento de cidadãos com sintomas de gripe (Influenza) a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, decidiram realizar a testagem em massa com pessoas nessas condições de saúde.
Os pacientes com gripe ou resfriado serão avaliados por médicos e enfermeiros antes de serem encaminhados para o teste que identifica o Coronavirus-Covid-19.
A decisão foi comunicada pelo prefeito Mário Pardini, comentando o aumento de casos confirmados de Covid-19 em Botucatu, baseado na decisão de realizar parcerias para a testagem da doença com o Hemocentro e HCFMB.
“Botucatu de maneira pioneira decidiu investir recursos (financeiros) e buscar parcerias e fazer testagem em massa para o Coronavírus. Isso tem aumentado a identificação da doença e tratamento. A partir da próxima quarta-feira, após o feriado de aniversário de Botucatu, todos com síndrome gripal farão coleta de exames para identificar se é gripe, resfriado ou se têm o coronavirus – covid 19”, informou com exclusividade o prefeito Mário Pardini.
Pardini e o secretário de Saúde André Spadaro, com assessoria de infectologistas da Faculdade de Medicina da Unesp e HCFMB, decidiram pela testagem, seguindo exemplos que deram certo na Coreia do Sul e Alemanha.
“Isso foi feito na Coreia do Sul e Alemanha, que testaram todos com sintomas gripais para identificar o Covid-19. Se identificado a pessoa será isolada em casa ou se evoluir encaminhado para o HCFMB onde vai ficar internado”, observou.
A prefeitura de Botucatu anunciou na semana passada a contratação de 20 mil kits e reagentes para exames de Covid-19, em parceria com Hemocentro, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas.