Ribeirão Lavapes tem enfrentado problemas ambientais desde a semana passada com altas camadas de espuma

Desde a semana passada o Ribeirão Lavapés – que corta a região central da cidade – está literalmente sob ataque poluente de alguma residência ou estabelecimento comercial. O Ribeirão Lavapés tem 1,5 Km dentro da área urbana de Botucatu.

Quase todas as manhães, desde a semana passada, tem sido observada água muito turva-esverdeada e muita espuma ao longo do rio.

Em diversos trechos foi verificada formação de espumas, especialmente na região do Mercado Municipal, (ponte da Rua Capitão Paes de Almeida-bairro Alto) e também na região da Rua Paula Vieira (Vila Jaú-Vila Maria).

Após alerta dado por moradores ribeirinhos, a Sabesp colocou uma equipe para investigar a origem do material que está provocando a formação de espumas em grandes proporções.

Num trecho, sob a ponte da Rua Capitão José Paes de Almeida, (região Central/Bairro Alto), a espuma na semana passada atingiu cerca de meio metro de altura e subiu no ar em determinados momentos, com o vento.

O problema vem se repetindo há cerca de duas semanas. Na semana passada o problema aconteceu na segunda, terça e voltou a repetir na sexta e sábado. Nesta semana o problema se repetiu na segunda-feira.

Na manhã desta terça feira (27/03) a água do ribeirão Lavapés estava completamente turva e com manchas brancas no lago existente no trecho da Capitão Paes de Almeida.

Ontem (27/03) uma equipe da Sabesp percorreu (subindo) o Ribeirão Lavapés, desde a região da Avenida Paula Vieira, Mercado Municipal/Centro até o bairro do Lavapés, onde se acredita ser a origem do problema.

A Sabesp informou que tem diversos suspeitos do lançamento de material poluente no ribeirão e está sendo investigada as causas da poluição.

Segundo apurou o Botucatuonline.com, as maiores atenções estão na parte sul da cidade (n região do bairro que tem homônimo ao ribeirão, Vila Moreira e Vila Jardim).

Nesta terça feira a tarde não tinha espuma, mas a água estava mais turva que o de costume.