O médico veterinário e professor da Unesp de Botucatu Dr. Rui Seabra Ferreira Júnior foi eleito diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu. Rui tem ampla experiência no meio acadêmico e é pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), também vinculado à Unesp.
Rui é líder do Grupo de Pesquisa em Selante de Fibrina e Células Tronco (CNPq), membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e foi diretor do CEVAP de 2014 a 2018. Possui experiência nas áreas: Biologia, Medicina e Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Translacional e Bioética, Toxinologia e Manejo e Acidentes com Animais Peçonhentos, além de Educação a Distância.
Sobre este novo desafio como gestor da área científica do Parque Tecnológico Botucatu, Rui comenta sobre sua missão: “Como pesquisador da Unesp, minha missão será ajudar as empresas a desenvolverem suas tecnologias promovendo acesso aos laboratórios das universidades e aos pesquisadores. Precisamos transformar a Ciência que produzimos no Brasil em Tecnologia e assim ajudar o país, gerando recursos, divisas, empregos e impostos, que suportam o investimento público em P&DI”, disse.
Sobre seus projetos, Rui ainda acrescentou: “Espero poder contribuir com a experiência adquirida no Cevap, juntamente com a liderança do nosso diretor executivo, Daniel Lopes”.
Ao diretor científico compete:
- Zelar pela produção científica da Associação Parque Tecnológico Botucatu;
- Coordenar o projeto de Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Promover e coordenar intercâmbios entre instituições associadas e entidades associadas nacionais e internacionais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação;
- Supervisionar e avaliar atividades de núcleos de pesquisa, grupos de trabalho e outros colegiados responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas monotemáticas ou multidisciplinares, agregando associados que possuam interesses afins;
- Coordenar a elaboração e execução de projetos junto à agências de fomento;
- Outras atribuições estabelecidas no regulamento interno.
Na última quinta-feira, 09, Rui já participou da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de buscar parcerias e apoio ao Parque Tecnológico de Botucatu. Além disso, foi convidar as autoridades do Ministério para assinatura do contrato de construção da Fábrica de Biomedicamentos do CEVAP-Unesp, que começará já em janeiro de 2022.
Divulgação