Na tarde de terça-feira (28), a Patrulha Ambiental Municipal (PAM) da Guarda Civil Municipal de São Manuel prestou apoio ao setor de Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) em relação a um caso de maus-tratos a um cavalo. O funcionário Gláucio da UVA acionou a equipe da PAM, composta pelos GCMs Destro e Andrigo, juntamente com os veterinários Dr. Matheus, Dr. Paulo e Dra. Beatriz, para atender a situação.

No local, que era um terreno baldio na Vila Rica, São Manuel, foi constatado pelos veterinários que o cavalo apresentava escoriações nas pernas e não conseguia ficar em pé, apesar das tentativas dos agentes. Foi realizado atendimento de primeiros socorros no local, incluindo soro e vitaminas, e o animal foi posteriormente encaminhado para a UVA, onde está sendo monitorado e medicado pelos veterinários.

O proprietário do animal foi conduzido à Delegacia de Polícia para elaboração de um boletim de ocorrência de maus tratos a animais e está à disposição da justiça para as providências cabíveis. As ações da equipe da PAM e da UVA foram realizadas em conformidade com as diretrizes da Diretoria Municipal de Segurança e Trânsito de São Manuel.