Caxumba atinge as glândulas salivares entre outras | Banco de Imagem
A Secretaria Municipal de Saúde, informa a ocorrência de 25 casos de caxumba em crianças de algumas escolas de Botucatu e orienta a importância da vacinação para crianças e adultos, para evitar a doença que provoca aumento das glândulas.
A vacinação é a única maneira de se prevenir contra a doença. O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente as vacinas.
Todas as crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos de idade devem ter registrado em suas carteiras de vacinação 2 doses com os componentes do sarampo, caxumba e rubéola.
Todas as unidades da Rede Municipal de Saúde ofertam a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Especialmente neste sábado, 29, as Unidades estarão abertas das 9 às 14 horas para vacinação.

QUEM DEVE TOMAR?

Indivíduos de 20 a 49 anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

A vacina está contraindicada para pessoas com histórico de alergias após o recebimento de dose anterior, usuários com imunodeficiência grave e gestantes.

Dúvidas podem esclarecidas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica: (14) 3811-1105.

 

PREVENÇÃO

A prevenção da caxumba é feita pela vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e pela vacina tetra viral, aos 15 meses. O problema é que a caxumba vem aumentando, devido a baixa cobertura vacinal.
A maioria das mães e pais não estão levando seus filhos para a segunda dose da vacina, ao completar 15 meses, estimuladas por falsas informações divulgadas na internet e aplicativos digitais.
Na duvida não consulte a internet, procure um médico ou enfermeiro na rede pública ou privada.

CAXUMBA

A Parotidite infecciosa ou Caxumba é uma doença contagiosa, viral aguda de evolução benigna, que provoca o inchaço doloroso nas glândulas, especialmente as salivares.
A caxumba é causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa para outra, por via respiratória (as gotículas ao falar e espirrar, por exemplo), ou então por contato direto com objetos que foram contaminados com a saliva infectada.
Os principais sintomas são inchaço e dor nas glândulas, febre, fraqueza, perda do apetite, dor ao mastigar e engolir, dor de cabeça, entre outros.
Não existe tratamento específico para a Caxumba, devendo o paciente procurar atendimento de saúde, sendo indicado repouso com afastamento por 5 dias após o início dos sintomas, medicações para alívio das manifestações clínicas e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.

 

(Com assessoria)