Começa neste sábado (04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Conforme determinação do Ministério da Saúde, a campanha tem como foco imunizar crianças de um até cinco anos incompletos. A meta é que 95% do público alvo seja vacinado em todo o País.
A poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, foi erradicada no Brasil em 1990, mas o Ministério da Saúde orienta que é indispensável a vacinação para garantir que a doença não volte a circular no País. Além da polio, a campanha também irá distribuir a vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
Durante o mês de agosto, todas as unidades de saúde estarão abertas para a população das 7 horas às 16h30, inclusive no horário do almoço. A Campanha deste ano terá dois dias de mobilização aos sábados: 04 e 18 de agosto. Nestas datas, as Unidades de Saúde atenderão das 8 às 17 horas.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é destinada, principalmente, para as crianças, mas os adultos podem aproveitar o mês de agosto para atualizar suas cadernetas de vacinação.
“Muitas pessoas não sabem ou esquecem que existem vacinas que devem ser tomadas também na fase adulta e ficam suscetíveis a doenças que poderiam ser evitadas. Por isso, os pais e familiares devem aproveitar a oportunidade e atualizar suas carteirinhas”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.