Dados do Ministério da Saúde
Um mulher de 38 anos teve sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19), após retornar de uma viagem ao norte da Itália. A mulher está em isolamento domiciliar e submetida a monitoramento clínico periódico.
Foram colhidos diversos exames e encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, que centralizará as avaliações de todo o Estado, conforme estabeleceu o Ministério da Saúde.
A confirmação da doença foi feita em nota distribuída pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Botucatu:
“A Secretaria Municipal de Saúde notificou um caso suspeito da doença Covid-19, causada pelo novo Coronavírus. A paciente é uma mulher de 38 anos, residente de Botucatu, e que apresentou sintomas respiratórios comuns da doença, após retornar de uma viagem à região norte da Itália”.
“A mesma recebeu atendimento em um serviço de emergência na rede privada de Saúde do Município e teve seus exames colhidos e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que confirmará ou não o diagnóstico.”
“Não houve necessidade de internação, já que o quadro de saúde da paciente não apresenta gravidade. Por isso, a mesma permanecerá em isolamento domiciliar e será submetida a monitoramento e reavaliação médica periódica.”
“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que se trata de um caso suspeito e isolado. Todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde estão sendo seguidos”

BRASIL

O Ministério da Saúde informou em coletiva no final da tarde (27/02) que no Estado de São Paulo existem 55 casos sendo investigados para o Coronavírus, sendo 1 confirmado, nenhum óbito e 28 exames descartados até o momento.
No Brasil seriam até as 17 horas, 132 pessoas suspeitas do Covid 19, a maioria em São Paulo.

Confira os links: 

ITÁLIA

A Itália tinha até o meio dia desta quinta-feira, 27/02;20, 14 pessoas mortas com a doença. Os casos confirmados estão em 528 e concentram-se na região da Lombardia, onde está Milão, uma das maiores cidades da Itália.