No último sábado, 30, a frota da Secretaria Municipal de Infraestrutura passou por vistoria do programa Botucatu Livre da Fumaça Preta, uma ação que verifica caminhões, caminhonetes e ônibus movidos a diesel com o objetivo de identificar os veículos que estejam emitindo fumaça escura.
A vistoria é realizada por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias do Verde e de Infraestrutura, desde que o Programa Município VerdeAzul foi adotado pela Cidade, há dez anos.
Para ter mais precisão nos testes, a Prefeitura contratou o serviço de medição por Opacimetro, instrumento óptico que mede a quantidade de fumaça emitida por um veículo movido a diesel.
Quanto mais fumaça, maior é o valor da opacidade medida. Os veículos fora do padrão são encaminhados para manutenção.
“É muito importante que a Prefeitura seja exemplo de contribuição para a não poluição do ar e assim, toda a população poderá refletir sobre este comprometimento com o meio ambiente”, cita o Secretário Municipal do Verde, Márcio Piedade Vieira.
Foram vistoriados 25 veículos da Secretaria de Infraestrutura e no próximo sábado, 07, mais 25 ônibus e vans da Secretaria de Educação passarão pela fiscalização.
A emissão de fumaça preta em veículos particulares é fiscalizada pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que pode penalizar com multa o proprietário que estiver fora do padrão.
Dicas para evitar a fumaça preta e reduzir a emissão de poluentes:
– Mantenha o motor do veículo regulado conforme recomendação do fabricante;
– Faça revisão preventiva;
– Mantenha o sistema de escapamento em ordem;
– Abasteça com combustível de boa qualidade;
– Não acelere sem necessidade e evite excesso de carga;
– Fique de olho na pressão dos pneus;
– Desligue o motor quando estacionar;
– Não quebre o lacre da bomba injetora, pois aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
(da Assessoria PMB/Comunicação)