A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu, VAS, realizará nesta segunda-feira, 15, a atividade de nebulização (aplicação de inseticida) em dois quarteirões do Jardim Continental, região norte do Município, divulgou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
A ação ocorrerá por conta de um caso positivo de dengue registrado no bairro.
A aplicação do inseticida será realizada no período da manhã, entre 8h30 e 12 horas. Em caso de chuva, a mesma será reagendada para o dia seguinte, 16.
3 CASOS EM 2021 – Nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, foram confirmados três casos da doença na Cidade. No ano passado foram 43, sendo 21 autóctones e 22 importados de outras regiões.
Além da nebulização, os agentes de combate às endemias trabalharão na eliminação de criadouros de mosquitos e busca ativa de novos casos suspeitos.
LEI – Para conter os terrenos baldios e riscos de acumular entulho, favorecendo a proliferação da dengue, a Prefeitura decretou no início do ano aos proprietários que realizem a limpeza de mato e entulho que esteja nos terrenos sem construção.

 


Área pulverizada em março de 2020
A região a ser atendida na pulverização do veneno é recorrente nesse tipo de situação. No ano passado, nessa mesma época a Vigilância anunciava aplicação veneno contra a dengue, devido a larvas e registros de dengue na região próxima ao Posto de Saúde. No mapa a região atendida em março de 2020 contra criadouros da dengue.

 

 


 

4,1% DOS IMÓVEIS INFESTADOS COM LARVAS DA DENGUE

De acordo com a avaliação de densidade larvária realizada no mês de janeiro, 4,1% dos imóveis estavam com larvas de mosquitos – índice de infestação muito alto que coloca a região em risco de transmissão das arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus).
É importante que a população continue eliminando as condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, ou seja, realizando a manutenção adequada dos recipientes com ou em condições de acumular água parada.
SENTIU? – A VAS orienta a população a procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose, o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão realizadas o mais rápido possível.

Com Assessoria