Com o propósito de incentivar a convivência e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no meio social e profissional, o Senac Botucatu disponibiliza para a comunidade o Programa Educação para o Trabalho – trampolim. Com bolsas de estudos, a ação tem como objetivo proporcionar o autoconhecimento e ajuda o aluno a identificar suas potencialidades, favorecendo sua convivência, geração de renda e inserção no mundo do trabalho.

É o caso de Pedro Leme Severino, 21 anos, aluno do programa em 2017. Quando tinha dois anos, Pedro sofreu uma forte convulsão que ocasionou uma lesão cerebral. Na época, o diagnóstico médico indicava sequelas que o impossibilitariam de estudar. No entanto, contrariando todas as expectativas, Pedro aprendeu a ler e escrever e superou suas limitações.

Percebendo que poderia ir além, ele procurou o Senac Botucatu e conheceu o programa, já com os objetivos de conquistar uma vaga no mundo do trabalho e expandir seu entendimento sobre a grande variedade de profissões disponíveis.

“Tenho muito a agradecer pelas amizades e pelo conhecimento que adquiri no tempo que passei na unidade. Olhando para trás, vejo como evoluí em todos os sentidos, inclusive socialmente. Graças a isso, hoje trabalho como estoquista nas Lojas Silva e não poderia estar mais feliz”, comemora o ex-aluno.
Com aulas e atividades práticas, exibição de filmes, observação organizacional e trabalhos em grupo, o curso promove ainda sensibilizações e palestras didaticamente adaptadas. “A ideia da capacitação é propiciar uma verdadeira transformação na vida de quem luta diariamente por mais inclusão”, afirma Débora de Lima Azevedo Miquelim, gerente do Senac Botucatu.

O Programa Educação para o Trabalho – trampolim é destinado a estudantes maiores de 16 anos, que já estejam vinculados a uma instituição parceira da unidade especializada no acompanhamento de pessoas com deficiência em todo o seu ciclo de vida. Para mais informações sobre inscrição e pré-requisitos para matrícula, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/botucatu.

Reconhecimento

Em 2018, o Senac São Paulo conquistou o 2º lugar no prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão, e também foi premiada em 2017, com o 3º lugar, e em 2016, com o 2º lugar. Em 2015, o Senac São Paulo conquistou o 1º lugar.

Em 2016 e 2018, houve ainda o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. A instituição foi reconhecida pela sua excelência em recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, protagonismo e gestão.

 

da assessoria