Preocupados com vários registros de furtos e roubos em propriedades rurais de Botucatu, o Sindicato Rural de Botucatu vai promover um workshop com a Guarda Civil Municipal, dirigido aos pequenos proprietários de terra da cidade no próximo dia 27 de setembro.
Segundo Alfredo Chaguri, presidente do Sindicato Rural, o evento é gratuito, a partir das 16 horas, na sede do Sindicato Rural, e faz parte de uma série de outros encontros com proprietários rurais que serão realizados nos próximos meses.
“Esse encontro é o inicio de uma série de palestras com produtores rurais. Nesse primeiro encontro vamos conversar sobre ações preventivas que os produtores rurais poderão tomar para se proteger usando recursos simples, como aproximar a GCM do agricultor e pecuarista”, explicou.
Chaguri ainda ressaltou diante do criminoso ou em praticas criminosas o proprietário rural não sabe como agir e muitas vezes pode colocar sua vida em risco.
“Temos observado que vem crescendo o crime contra o produtor rural e a maioria não sabe como reagir ou como proteger sua propriedade de eventuais riscos de roubo e assalto. A GCM vai nos orientar sobre como nos prevenir”, destacou.
A GCM de Botucatu mantem patrulhamento regular na malha vicinal do Município com cerca de 400 quilômetros, uma das maiores do Estado, e também desenvolveu o programa de identificação por GPS das propriedades na zona rural, que vem sendo copiada em diversos municípios.
A maioria dos proprietários tem uma identificação – como se fosse um cep – que é usada em uma chamada de urgência, permitindo identificação imediata nos equipamentos e mapas da GCM, mostrando a localização do imóvel que necessita socorro, sem necessidade de muitos detalhes sobre localização do imóvel para ação de segurança que, se necessário, é partilhada com Policia Militar e Rodoviária.
A expectativa de Alfredo Chaguri é reunir entre 80 e 100 produtores rurais de Botucatu.
A entidade ainda está programando encontros para orientar o produtor rural sobre as mudanças na legislação trabalhista, recentemente alterada pelos deputados e senadores. “Ocorreram mudanças importantes e os produtores de uma forma geral ainda não sabem o que mudou e o impacto que isso causa no negócio”, comentou. O evento é aberto também a contadores que atuam na área.
Outro evento que o Sindicato Rural pretende realizar é um workshop sobre o uso de águas e as outorgas necessárias com a nova legislação que disciplina o uso de água, perfuração de poços artesianos, formação de lagos entre outros itens que são diretamente relacionados à produção rural, seja na plantação como criação de animais.
Todos os encontros serão gratuitos. As inscrições para os eventos poderão ser feitas no Sindicato Rural, Rua João Passos 1.800. Após o workshop haverá um coffee break.

(com jornal Leia Noticias)