A Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Botucatu está fazendo um levantamento topográfico do novo distrito industrial para registro em Cartório de Imoveis, identificando interessados e preparando a documentação para que seja feita a distribuição dos lotes. Cada doação a industrias interessadas passa por prévia aprovação da Secretaria de Desenvolvimento e pelo Legislativo.

O recém nomeado secretário de Desenvolvimento Elias Sleiman informa que há uma procura de empresas já instaladas em Botucatu, que atuam no setor mecânico e metalúrgico, fornecedores da Caio Induscar e Embraer interessados nos lotes industriais. Fornecedores da Embraer que estão em outras cidades estão regularmente consultando sobre a existência de áreas para instalação das empresas.

“No momento estamos identificando os lotes para registro no Cartório. Paralelamente, estamos elaborando no Escritório de Projetos a Planilha Orçamentária e Cronograma Físico Financeiro de Implantação. De posse desses valores buscaremos recursos extra orçamentários para compor os investimentos. Temos no Daniel Lopes, nosso Secretário Adjunto de Indústria e Comércio um incansável batalhador pelas questões da área e que não medirá esforços para que a Implantação ocorra o mais rápido possível”.

Os lotes estão sendo preparados em em medidas de mil a mil e duzentos metros quadrados, mas há lotes de 3,3 mil m3. A expectativa é criar 135 lotes. O maior lote tem 45 mil m2. O processo de manifestação de interesse é feito através de pedido e entrega de documentação à Secretaria Adjunta de Industria, onde Daniel Lopes fará os procedimentos legais, explicou Sleiman. O critério de doação prioritário é pela quantidade de empregos a serem gerados.

“A maioria dos lotes tem uma metragem entre 1.000 a 1.200 m², alguns com área entre 3.100 a 3.300m² e 1 lote de 45.000 m². Por ser uma área de especifica atuação para o segmento industrial, as empresas que atendem as grandes indústrias tem interesse em se instalarem nos Distritos Industriais. Importante ressaltar que existem empresas que são fornecedoras da Caio e principalmente da Embraer que não estão em Botucatu e já demonstraram o interesse nessa aproximação com essas grandes empresas. Quanto aos critérios de doação de áreas primamos pelo número de empregos a serem gerados, principalmente”, assinalou Sleimann.

Vista aérea da área do novo distrito industrial, ao lado do existente e completamente ocupado- Imagem Google Earth

Dois projetos que estimula uma nova formatação do emprego na cidade é o Parque Tecnologico de Bioprocessos (instalado na rodovia Gastão Dal Farra) e o Aeroporto Municipal Tancredo Neves que tem chance de se tornar um centro de negócios de transporte, conforme projeto embrionário apresentado pelo ex-prefeito João Cury Neto, no final do ano passado.

Uma das metas para o Parque Tecnológico nesse governo, explicou Elias Sleiman ao Botucatuonline é melhorar a gestão administrativa e atrair empresas startup do setor, através de parcerias com o Estado, universidades e colocar em funcionamento os laboratórios de apoio e melhorar as relações com as incubadoras existentes em Botucatu.

“De fato o Parque Tecnológico é de grande importância para o desenvolvimento de Botucatu e região. Nesta administração pretendemos otimizar a consolidação do Parque que nesse momento tem como objetivo a implantação de novas empresas e negócios fazendo com que o Parque se torne uma grande alavanca para geração de emprego e renda. Neste momento, estamos tratando da reestruturação da gestão objetivando resultados econômicos e maximizando os resultados de gestão administrativa. Implantar novas ações no sentido de acelerar o processo de captação de novas empresas através de parcerias local e no Estado, melhorar o atendimento às empresas residentes, colocar em funcionamento os laboratórios de apoio e fazer a gestão das incubadoras de Botucatu para apoio dos negócios nascentes, são nossas metas” argumentou o novo secretário.

Projetos para investimentos estão previstos no aeroporto – Foto José Reynaldo da Fonseca/Wikipedia

Sobre o estimulo que se pretende dar ao Aeroporto, Sleiman ressalta que as diretrizes para indução ao desenvolvimento de cargas aeroportuárias está sendo tratada com obtenção de recursos para subsidiar os investimentos.

“Foi apresentado no final de 2016 o Plano de Desenvolvimento do Aeroporto. O mesmo apresenta as diretrizes para indução do desenvolvimento econômico e urbano do município, oferecendo informações qualificadas e estratégicas para subsidiar a Prefeitura em suas áreas de planejamento. Esse foi o primeiro passo. Agora temos que nos inteirarmos de todo conteúdo para darmos prosseguimento às próximas etapas”, afirmou.

UM TÉCNICO QUE VIROU ‘POLITICO’

Admirado por integrantes do governo anterior, Elias Marcelo Sleiman foi disputado com a Justiça Federal por quase quatro meses, na gestão de Mario Pardini (PSDB).

Ele é concursado no órgão federal e sua liberação para atuar na Prefeitura, na função de Secretário, só aconteceu no final de março. Ele era o técnico que os políticos desejam, pois estudou a forma de encaminhar os processos de projetos para Ministérios e liderou uma equipe técnica que contentava o olho do politico e o que o cofre da prefeitura tinha.

Elias afirma que apesar de ser um cargo técnico que ocupava na gestão de João Cury, tinha grande componente politico, pois atuava diretamente com todas as secretarias de governo, vereadores, deputados, senadores, ministérios e empresários.

“O cargo que exercia até o final da Gestão do Prefeito João Cury tinha grande componente político. Afinal, atuávamos com 21 Secretários, Vereadores, Ministérios, Deputados, Assessores, Senadores, Servidores Municipais, Empresários, e tínhamos como uma das principais características a articulação política. Isso que fez com que nosso resultado fosse muito bom. A comunidade pode esperar de mim e de toda nossa equipe comprometimento, respeito, cumprimento às leis, ética e olhar para os que mais precisam, principalmente na geração de empregos e renda. Aproveito para agradecer ao Prefeito Mário Pardini a confiança e a oportunidade de ocupar este cargo tão importante”.

Com discurso de técnico e politico na ponta da língua, Sleiman afirmou que pretende estreitar o contato com a sociedade botucatuense e atuar de forma ética no fomento ao desenvolvimento da cidade.

“Podem esperar de mim dedicação pessoal e da equipe em prestar o melhor serviço à comunidade. Estreitar o relacionamento e estar em constante contato com a Sociedade, com as Instituições, com os Sindicatos Patronais e dos Trabalhadores, com os órgãos de Fomento, com os Empresários e estar aberto a receber sugestões, críticas construtivas no sentido de melhorar sempre. Afinal somos servidores públicos”.

PLANOS PARA O TURISMO

Sobre o turismo Sleiman disse que o objetivo com Guto TEcchio, secretário Adjunto de Turismo é fomentar o setor, se preocupando com a questões ambientais. “Trouxemos para compor a equipe como Secretário Adjunto de Turismo o Guto Tecchio, empresário atuante no setor de Turismo e muito ligado às questões ambientais. Temos que garantir a atividade econômica porém num ambiente sustentável. Vamos aproximar os agentes envolvidos e buscar a melhor opção para exploração dos Esportes e Turismo de Aventura, preservando o Meio Ambiente”.

COMÉRCIO E REVITALIZAÇÕES

Sleimann também garante que a revitalização da Rua Amando e outros centros comerciais estão em pauta, além de melhorar a atuação do municipio nas áreas de esporte, turismo e meio ambiente, no fomento ao projeto Terra da Aventura

“A revitalização de algumas Ruas e Avenidas como a Major Matheus, Rua Amando de Barros, Avenida Conde de Serra Negra, Avenida Dom Lúcio estão entre as nossas principais metas. Inclusive para Avenida Dom Lúcio já temos grande parte dos recursos garantidos pela Emenda Parlamentar da Deputada Federal Mara Gabrili PSDB-SP que prevê as rampas de acessibilidade e reforma das calçadas”, garantiu o recem empossado Secretário de Desenvolvimento, ao Botucatuonline.