Prevenir acidentes e doenças ocupacionais em empresas públicas e privadas, inspecionar equipamentos, condições de trabalho e investigar as causas de incidentes para eliminar riscos são algumas das funções de um técnico em segurança do trabalho.
E com a pandemia, esse profissional ganhou maior relevância, pois passou a concentrar esforços não só em situações cotidianas, mas também em identificar riscos de contaminação nos ambientes laborais, além de desenvolver estratégias e implementar medidas voltadas para o resguardo da saúde física e mental dos trabalhadores.
Embora já existissem legislações específicas, como as normas regulamentadoras que regem a atuação de profissionais de diversas áreas produtivas, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho divulgou, em junho de 2020, a portaria conjunta nº 20, que implementou maior controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. As novas diretrizes entraram em vigor justamente para ampliar a segurança sanitária nas empresas, e o técnico em segurança do trabalho tem papel imprescindível nessa ação.
Valdir Moreno, docente da área de saúde e segurança no trabalho do Senac Botucatu, considera que, para cumprir o papel corretamente e de acordo com a nova realidade, os profissionais do segmento precisam acompanhar em tempo real o cenário epidemiológico local e global, além de se atentarem às recomendações das autoridades sobre o combate ao coronavírus.
“Com a portaria número 20, essas exigências se tornaram ainda mais importantes. Hoje, cabe ao técnico orientar o uso correto dos equipamentos de proteção, monitorar o ambiente quanto às medidas de distanciamento, higiene, desinfecção e ventilação, assim como medidas específicas para trabalhadores que integram o grupo de risco da doença.”
Ou seja, diante de tantos acontecimentos, o que já era obrigatório sob o ponto de vista da legislação se tonou imprescindível para garantir a harmonia e o bom desempenho das equipes. Fora isso, a necessidade do trabalho remoto exigiu a atuação do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) na criação de um ambiente seguro, avaliando quais profissionais deveriam ser submetidos ao home office, qual a ergonomia adequada, além de medidas de incentivo e melhoria da qualidade de vida.
Para quem deseja se qualificar na área, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, com turma no período noturno. Mais informações e inscrições estão no portal da unidade: www.sp.senac.br/botucatu.