A Prefeitura de Botucatu em conjunto com as forças de segurança iniciaram no início da noite desta sexta-feira, 20, o bloqueio de ônibus interurbano e veículos que estão chegando na cidade. O objetivo, segundo apurou a reportagem, é identificar pessoas que estejam com sintomas de febre, um dos principais sintomas para Covid-19.
Os agentes de segurança e saúde que estão trabalhando na operação usam medidores de temperatura digitais, semelhante a um ‘revolver’ que é apontado para a testa do cidadão e mede a temperatura do corpo. O trabalho está sendo feito na entrada da cidade, pela Rua Campos Salles.
Se o passageiro ou motorista da capital e cidades da região metropolitana e litoral estiver com febre ele será encaminhado para exames no HCFMB, que é hospital de referencia no Estado de São Paulo para Covid-19.
“No caso positivo, nossas equipes imediatamente farão orientação para procura de atendimento médico e acionarão as equipes da Secretaria de Saúde”, escreveu o prefeito na rede social.
O objetivo não é impedir a livre locomoção, mas criar meios de impedir que o mais mortal dos vírus no século XXI entre na cidade. É para impedir o vírus circulante que as empresas e a administração municipal estão paralisando a cidade, já a partir deste final de semana.
Os termômetros digitais foram doados ao município pela Caio Induscar
No dia 23 a cidade de Botucatu estará quase que completamente desmobilizada da sua rotina, para que a população fique em casa e evite a propagação da doença.