Um trabalho desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Agronomia- Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está entre os mais citados publicados pela revista científica Plos One, publicação aberta (open acess) classificada com um fator de impacto acima de 2.
O trabalho é na área de sementes.
A informação foi transmitida por meio de uma e-mail de congratulações enviado por Joerg Heber, editor da Plos One, ao professor Edvaldo Aparecido Amaral da Silva, do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da FCA, e orientador do trabalho.
O artigo “Molecular characterization of the acquisition of longevity during seed maturation in soybean”, é baseado na tese de doutorado de Juliana Joice Pereira Lima, que foi realizado em sistema de duplo diploma com o Agrocampus Ouest, na França, sobre coorientação do professor Olivier Leprince, parceiro frequente em pesquisas realizadas pela equipe do professor Amaral, por meio um convênio “guarda-chuva” já existente entre Unesp e a instituição francesa. A tese de Juliana foi defendida em 2016 e o artigo publicado na Plos One em 2017.
“É um estudo onde conseguimos caracterizar, ou seja, mostrar quais os genes envolvidos com a longevidade das sementes de soja. É um trabalho, feito em campo e laboratório, que combina as áreas fisiológica e molecular. Ele preenche uma lacuna que existia na literatura sobre o tema, numa espécie importante, que é a soja. Esse ineditismo fez com que o trabalho fosse bem aceito pela comunidade científica e bastante citado, o que é muito importante e satisfatório para nós”.
Atualmente, Juliana Joice Pereira Lima é professora na Universidade Federal do Piauí.

 

Unesp e Oklahoma State University assinam Acordo de Cooperação Acadêmica

Acordo renova a possibilidade de projetos em conjunto.

Unesp e Oklahoma State University (OSU) dos Estados Unidos, assinaram um Acordo de Cooperação para continuar a desenvolver e expandir sua parceria. As atividades previstas no Acordo de Cooperação envolvem as áreas de instrução, pesquisa e divulgação, e podem incluir várias formas de intercâmbio entre estudantes e professores.
O acordo assinado é, na verdade, uma segunda edição desta parceria, que foi iniciada com a liderança do professor Ciro Rosolem, do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu. O novo acordo de cooperação renova a possibilidade de abertura de atividades por quaisquer docentes entre as instituições, que serão viabilizados por elaboração de anexos.
“Para a Unesp é uma excelente oportunidade de seguirmos com nosso processo de internacionalização”, comentou a professora Regiane Cristina Oliveira de Freitas Bueno, do Departamento de Proteção Vegetal da FCA, que representou a Unesp na assinatura do acordo. “Ambas as universidades atuam em diversas áreas do conhecimento, o que permite uma variedade muito grande para o estabelecimento de projetos em conjunto. Há uma gama muito grande de possibilidades para serem exploradas”.