Gesiel Júnior
Especial para o Botucatu Online
Na manhã desta quarta-feira, 29, o arcebispo metropolitano de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo, empossou no cargo de reitor do Seminário Arquidiocesano São José, o cônego Alberto Fernando Campezato. O rito ocorreu durante a missa celebrada na capela do Seminário, que contou com a presença dos seminaristas e do bispo emérito da Diocese de Catanduva, dom Otacílio Luziano da Silva.
Campezato, de 47 anos, assumiu no último 19, como pároco da Igreja de Rubião Jr., função que acumula agora com a de responsável pela formação dos candidatos ao sacerdócio que cursam o propedêutico, fase que antecede os estudos de filosofia e teologia.
“É um alto desafio acompanhar seminaristas que estão dando o primeiro passo na sua caminhada vocacional, que é de discernimento. O foco é Cristo, nosso primeiro e único modelo. E para os futuros padres vamos seguir as diretrizes que a Santa Sé e a Igreja no Brasil oferecem neste sentido”, declarou o novo reitor.
Em vinte anos de padre, o cônego Alberto já conduziu as paróquias de Nossa Senhora das Dores (Avaré), Nossa Senhora Aparecida (Botucatu), São Joaquim (Igaraçu do Tietê) e Nossa Senhora Aparecida (Lençóis Paulista). É secretário do Cabido Metropolitano e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Presbíteros.
O novo reitor está acompanhando o retiro de 20 seminaristas na Casa de Retiros Santo Inácio, em Rubião Jr. Atualmente, estudam em Botucatu apenas quatro vocacionados, três dos quais frequentam o ensino médio no Colégio Santa Marcelina.
Outros doze cursam filosofia e teologia no Seminário Provincial de Marília, quatro são alunos do Seminário Jesuíta de Teologia em Belo Horizonte (MG), enquanto outros três fazem experiência missionária na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, e na Fazenda Esperança de Dome, em Moçambique, na África, num total de vinte e três postulantes ao sacerdócio católico.
De acordo com o Guia Informativo Arquidiocesano, atualmente trabalham no território da Arquidiocese de Botucatu 69 padres e 14 diáconos.
Veja entrevista do novo Reitor do Seminário| 
da Pastoral da Comunicação