Em períodos sem estiagem
A Prefeitura de Botucatu confirmou na manhã deste sábado, 4/01/20, ter liberado o acesso à cachoeira Véu de Noiva, no Rio Pardo, na ultima sexta-feira, 3. “Neste final de semana já está liberado, conforme entendimento entre a Prefeitura, Bombeiros, Defesa Civil e a empresa que faz a obra”. A informação é do Secretário de Comunicação e Participação Andre Barbosa “Curumim”, em entrevista à Ràdio Clube FM.
O secretário destacou que apenas a cachoeira está liberada para o publico e ressaltou que o local não tem mais banheiros e lanchonete. A área da represa, usada por muitos para pesca e natação não está liberada.
A decisão atende as reclamações de milhares de botucatuenses que protestaram nas redes sociais e emissoras de rádio da cidade, contra o fechamento preventivo, para a retirada de árvores na área onde vai ser formado o lago.
O Véu de Noiva havia sido interditado no dia 19, dois dias antes de começar um dos verões mais quentes dos últimos anos. Nos primeiros dias da temporada os termômetros registraram temperaturas de 33 graus Celsius, quando a média no período fica entre 28 e 30 graus.

PERIGO 

A decisão de interromper o acesso foi por questões de segurança. A empresa que está construindo a nova represa do Véu de Noiva, está retirando diversos hectares de culturas de pinus e eucalipto e havia risco na cachoeira e com acidentes no transporte de cargas, na via de acesso ao complexo turístico.
Quando começarem as obras da barragem, obrigatoriamente a cachoeira deverá ser fechada novamente ao público, devido aos riscos de acidentes e por segurança dos operários que trabalham na obra. A finalização da represa está prevista para acontecer em 2 anos.