A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu (VAS) realizará nas próximas segunda e terça-feira, 27 e 28, a nebulização no Jardim Cristina e no Residencial Cachoeirinha II, região leste da Cidade. A ação ocorrerá por conta de dois casos positivos de dengue na região.
Na segunda-feira, 27, serão nebulizados cinco quarteirões do Jardim Cristina (trecho entre a Rua Zorobabel Ferreira de Sá, Rua Dez e Avenida Deputado Braz de Assis Nogueira) e na terça-feira, 28, o Residencial Cachoeirinha II.
A aplicação do inseticida será realizada no período da manhã, entre 8 e 12 horas. Em caso de chuva a nebulização será reagendada.
Os agentes de combate as endemias estão trabalhando na região, eliminando os possíveis criadouros de mosquitos e realizando busca ativa de novos casos suspeitos.
A VAS orienta que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição. Se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (chikungunya e zika vírus), o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão realizados oportunamente.
Em 2020 foram confirmados 35 casos de dengue, sendo 18 casos autóctones e 17 importados.