A Vigilância Ambiental em Saúde, VAS, realizou nesta quarta-feira, 20.02, um bloqueio de nebulização no Jardim Ciranda, região Leste do Município. A ação foi feita em 6 quarteirões do bairro e foi motivada pela notificação de um caso suspeito importado de dengue.
O paciente notificado relatou ter viajado para a cidade de Bauru há cerca de 15 dias do aparecimento dos primeiros sintomas, caracterizando assim, um caso importado de dengue. Em Bauru são milhares de casos e vários óbitos por causa da doença.
A nebulização preventiva realizada nesta quarta-feira, segundo explicou Valdinei Campanucci, é para matar os mosquitos adultos que eventualmente estejam infectado com a doença.
“Existe a preocupação de que o mosquito presente no entorno da residência do paciente se infecte ao picá-lo e comece a transmissão da doença no bairro da ação. A nebulização (aplicação de inseticida) tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados e, assim, quebrar o ciclo de transmissão da doença”, afirma Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

EVITAR ENTULHO E OBJETOS NOS QUINTAIS ACUMULANDO ÁGUA

De acordo com a Secretaria de Comunicação, é importante que a população continue atenta, não deixando recipientes com água parada sem a manutenção adequada.
Pratos de plantas, latas e potes utilizáveis, brinquedos, bebedouros de consumo animal, ralos, calhas, materiais inservíveis (latas e potes não utilizáveis, plásticos, materiais de construção) são os principais criadouros de mosquitos detectados nos imóveis.
Ao aparecimento de sintomas característicos de dengue como: febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações, cansaço e indisposição, deve-se procurar atendimento médico.
Se houver a suspeita de dengue, o caso é notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão da doença serão desencadeadas oportunamente.