Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, utilizou as redes sociais para lembrar que há exatamente dois anos Botucatu passou por uma das maiores tragédias da sua história, um temporal que iniciou no domingo, 09 de fevereiro de 2020, e seguiu durante toda a madrugada do dia 10, causando grandes transtornos e até mortes na Cidade.

“Gratidão a Deus por ter nos dado força para reconstruir uma cidade inteira”, postou Pardini, que ainda citou uma passagem bíblica. “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15:57)

De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura de Botucatu, em 24 horas, entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2020, choveu 300 milímetros. Somente na madrugada do dia 10 de fevereiro de 2020, choveu cerca de 220 milímetros, o que ocasionou todos os problemas, com as cheias dos rios.

No total, 6 pessoas morreram. Foram três pessoas de uma mesma família, que foram arrastadas pelo Rio Capivarinha, que transbordou na Rodovia Alcides Soares, e outras três pessoas em uma cratera aberta na Rodovia Marechal Rondon.

Centenas de casas e comércios foram invadidos pela água e ficaram bastante danificados. Dezenas de pessoas tiveram que deixar suas casas. O Mercadão Municipal foi um dos pontos mais atingidos, assim com a Associação Atlética Ferroviária.

Segundo contagem da Prefeitura, 40 pontes, entre as áreas urbana e rural, foram destruídas com a chuva. Dois anos após a tempestade, todas foram reconstruídas, inclusive uma ponte a mais foi construída, ligando a Vila Jardim e Jardim Regina com o Bairro Comerciários.

A população de Botucatu deu um show de solidariedade na época, com doações, que também contou o arrecadações de outras cidades.

Leia Notícias – Foto: Inovart