O Decreto Municipal com medidas de restrição para conter avanço do coronavírus no Município de Botucatu volta ser aplicado neste final de semana, com início nesta sexta-feira (26), às 20 horas, indo até às 6 horas da manhã do dia 29 de março (segunda-feira).
Essas mesmas medidas foram colocadas em prática no final de semana passada e o resultado foi considerado satisfatório, reduzindo a movimentação na cidade em torno de 56%, conforme dados do Governo de São Paulo.
O Decreto estipula como regra, o funcionamento do comércio permitido apenas aos serviços emergenciais de saúde: farmácias, hospitais, Prontos Socorros e hospitais veterinários.
Os serviços de alimentação funcionarão apenas por delivery, incluindo supermercados, mercearias, hortifrutis e padarias. O consumidor não pode ir aos supermercados, mas pode comprar por telefone ou aplicativo e recebe o produto em casa.
O prefeito Mário Pardini argumentou no Decreto que o agravamento do quadro em todo o Estado de São Paulo em relação as taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aceleração da transmissão do novo coronavírus trazem muita apreensão.
A circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios. As pessoas deverão comprovar com documento o motivo da locomoção.
O ato de restrição tomada com o apoio do Sincomércio, Sincomerciários, ACEB, e os setores de indústrias, supermercados e postos de gasolina, bem como do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e da Unimed.