Na manhã desta sexta-feira, 09 de agosto, uma operação conjunta entre a equipe do Departamento de Proteção Animal e a Polícia Civil resgatou um filhote de cachorro em estado de saúde preocupante no bairro Alvorada da Barra, em Botucatu.

A intervenção ocorreu após denúncias de que o animal apresentava graves dificuldades respiratórias, necessitando de cuidados médicos urgentes.

O tutor do animal, um homem de 48 anos, já havia sido orientado anteriormente sobre a necessidade de uma cirurgia corretiva para tratar a condição respiratória do filhote. Contudo, a recomendação nunca foi atendida, agravando a situação de saúde do animal.

Diante do cenário de negligência, o responsável foi levado 1º Distrito Policial, onde foi dada voz de prisão em flagrante por crime de maus-tratos, em conformidade com a Lei 9.605/98 – Meio Ambiente, Art. 32. De acordo com o § 1º-A da legislação, quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas pode ser de reclusão, de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda de animais.

O filhote, agora sob os cuidados do Departamento de Proteção Animal, receberá todo o suporte necessário para sua recuperação.