A Portuguesa conquistou um empate por 1 a 1 com o Ituano nesta quarta-feira à noite, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

O primeiro ponto conquistado para Lusa foi graças ao goleiro de Botucatu, Thomazella, que foi eleito melhor em campo, praticando grandes defesas e ainda defendendo um pênalti.

Com um ponto, a Portuguesa ocupa a quarta posição dentro do Grupo D, liderado pelo São Bernardo (4), seguido pelo Santo André (3) e Palmeiras (1) e que vai enfrentar o Botafogo, quinta-feira, em Ribeirão Preto.

Em casa, mais tranquilo e na obrigação de tomar as iniciativas de jogo, o Ituano começou melhor. Já poderia ter aberto o placar aos 23 minutos, quando Gabriel Barros apareceu livre no lado direito da área, porém, finalizou para defesa do goleiro Thomazella, que cresceu na frente do atacante.

Dez minutos depois, o árbitro Douglas Marques das Flores viu pênalti num carrinho por baixo de Patrick em cima de Felipe Saraiva. Mesmo alertado pelo VAR para analisar melhor o lance, o árbitro manteve a penalidade. Na cobrança, seis minutos depois, José Aldo chutou rasteiro e Thomazella caiu no lado direito e fez a defesa, segurando a bola, sem rebote.

“É difícil a gente julgar a decisão do árbitro, mas para mim que estava um pouco mais próximo do lance eu achei que ele forçou um pouco. Para mim não teria sido pênalti, mas o árbitro foi no VAR e não temos mais acesso. Procuramos ficar mais afastados e deixar o árbitro tomar as decisões dele. Ele acabou dando o pênalti. Então temos que respeitar essa decisão. Estou feliz de poder ter colaborado. Quando fui exigido, pude ajudar a equipe”, afirmou o goleiro de Botucatu.

Assista ao vídeo da defesa do pênalti:

O Ituano voltou ‘mordido’ no segundo tempo e só não abriu o placar aos 15 minutos por causa de outra grande defesa de Thomazella. Ele se esticou todo para desviar com as mãos o chute à queima roupa de Paulo Victor, um verdadeiro milagre.

De tanto insistir, o mandante abriu o placar. Aos 24 minutos, o Ituano fez seu primeiro gol no jogo e na competição. Após levantamento, Paulo Victor dominou e bateu de virada, deve vez sem chances para o goleiro botucatuense.

A Portuguesa foi se soltando aos poucos, aproveitando o recuo natural do Ituano. Mas só chegou ao empate aos 55 minutos num pênalti bem cobrado por Daniel Costa.

Na terceira rodada, no sábado, às 15h30, a Portuguesa de Thomazella recebe o Red Bull Bragantino, no Canindé.


Assista aos melhores momentos do Jogo Ituano x Portuguesa, com todas as defesas do goleiro de Botucatu: