Ação no Monte Mor
Até o próximo sábado, 04, mais de 200 servidores municipais das Secretarias de Infraestrutura, Verde, Zeladoria Municipal e Vigilância Ambiental em Saúde, além de atiradores do Tiro de Guerra e voluntários atuarão nos bairros Jardim Monte Mor e Jardim Iolanda, no combate a criadouros do mosquito da dengue.
O programa “Botucatu: Todos Contra a Dengue” começou na manhã desta quinta-feira, 02, com o recolhimento de materiais inservíveis das casas dos dois bairros, além da vistoria dos imóveis.
“Estamos com um verdadeiro exército nas ruas do Monte Mor e do Iolanda, orientando a população e recolhendo aquilo que pode contribuir para a reprodução do mosquito da dengue. Contamos com o apoio de todos os moradores, permitindo a entrada dos nossos agentes e colocando na calçada materiais inservíveis para que nossas equipes recolham”, afirma André Peres, Vice-prefeito e Secretário Municipal de Infraestrutura.
A escolha dos bairros se deu após o registro de um caso importado de dengue na região do Jardim Monte Mor e a existência de outros suspeitos que ainda podem ser confirmados.
Outro fator que colaborou para a escolha foi o levantamento de densidade larvária, realizado pela Vigilância Ambiental do Município, que apontou a maior necessidade de intervenção nessa localidade.
Após a primeira ação contra a dengue, os enfrentamentos deverão ocorrer quinzenalmente, também em locais a serem definidos pela Vigilância Ambiental em Saúde, usando como referência, o Índice de Densidade Larvária.
“É importante que a população continue atenta, não deixando recipientes com água parada sem a manutenção adequada. Pratos de plantas, latas e potes utilizáveis, brinquedos, bebedouros de consumo animal, ralos, calhas, materiais inservíveis (latas e potes não utilizáveis, plásticos, materiais de construção) são os principais criadouros de mosquitos detectados nos imóveis”, explica Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, Sabesp, CPFL e a Transportadora Phenix apoiam o programa “Todos Contra a Dengue”.