Gesiel Júnior
Especial para o Botucatu online

Na manhã desta quinta-feira, às 9h, o arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo celebrou a solenidade de Corpus Christi na Catedral de Sant’Ana na companhia de sacerdotes e diáconos das onze paróquia de Botucatu.
Devido à pandemia da Covid-19 a cerimônia não teve a presença de fiéis, os quais, entretanto, vão poder voltar a entrar nas igrejas, observando normas sanitárias, a partir da próxima segunda-feira.
Em sua homilia, dom Maurício abordou o tempo de provação enfrentado pela humanidade em razão da epidemia do novo coronavírus e apontou “o Cristo eucarístico como centro de esperança e ânimo para todos”, lembrando a importância da fé na presença de Jesus sob as espécies consagradas do pão e do vinho. Ele recomendou aos padres que continuem orientando suas comunidades na prevenção à Covid-19, para as quais devem transmitir mensagens de esperança e a necessidade de cada fiel se “eucaristizar”.
De acordo com informações da Pastoral de Comunicação, após a benção do Santíssimo Sacramento dada pelo arcebispo no fim da missa, cada padre seguiu em direção ao território de sua paróquia, onde abençoou a população, em carro aberto pelas ruas. Também foi dada a benção aérea.

REABERTURA DOS TEMPLOS

Fechadas desde 19 de março, as igrejas e capelas das 46 paróquias da Arquidiocese de Botucatu vão reabrir suas portas no próximo dia 15 “somente para oração pessoal”, conforme o que estabeleceu o decreto divulgado por dom Maurício, após consultar médico infectologista da Unesp e ouvir os padres do Conselho Arquidiocesano.
Todas as igrejas da região vão reabrir suas portas cuidadosamente. A Catedral de Botucatu já anunciou que ficará aberta das 10h às 14h e orienta os fiéis para que usem álcool gel na entrada, permaneçam de máscara, ocupem os lugares marcados e mantenham a distância mínima de dois metros. A aglomeração ou oração em grupo não será permitida.