Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu.
Com a prorrogação dos prazos do calendário eleitoral de 2020, o Cartório Eleitoral de Botucatu, Pardinho e Itatinga continua trabalhando no planejamento da coleta e assistência aos eleitores, implantando novas seções eleitorais e encaminhando a regularização dos partidos. A eleição para escolher prefeito, vice e vereadores foi transferida de 4 de outubro para 14 de novembro (e 29 de novembro), onde ocorrer segundo turno.
“Vários prazos atrelados à data serão alteradas, desde a desincompatibilização dos cargos públicos, vários servidores iriam sair dia 4 de julho e não irão mais. Agora o prazo foi transferido para dia 15 de agosto. As Convenções que começariam dia 20 de julho foram transferidas para Agosto. O registro de candidatura que teria prazo para 15 de agosto foi para setembro, a propaganda eleitoral, além dos trâmites foram postergados para setembro”, informou o chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu Igor Ignácio.
Em Botucatu a prefeitura de Botucatu antecipou-se ao calendário previsto inicialmente e desde a última segunda-feira, 29, havia proibido os secretários e assessores a darem entrevistas, inclusive o prefeito e vice. “Os partidos e candidatos ganharam um prazo a mais para se organizar e regularizar suas candidaturas. Isso foi alterado também”, observou.
Os preparativos eleitorais para o Cartório de Botucatu já estavam em andamento com a seleção dos mesários que vão trabalhar. A Justiça Eleitoral ganhou mais tempo para preparação dos mesários.
“Da nossa parte estávamos trabalhando. Está tudo bem alinhado e mesmo estando todos nós trabalhando em casa, estamos com a tecnologia a nosso favor e criamos um grupo de whatsapp com os mesários. Vamos realizar cursos de preparação via EAD na preparação dos nossos mesários. Estávamos trabalhando como se eleição fosse dia 4 de outubro, como ganhamos tempo teremos mais um fôlego para nos organizar”.
Os prazos já vencidos do calendário eleitoral não serão reestabelecidos, segundo explicou o chefe do Cartório Eleitoral. “Os prazos de filiações, mudança de escolas de votação, desincompatibilizações de servidores do primeiro escalão que saíram como o caso do vice-prefeito André Peres e o secretário Curumim que deixou cargo na Prefeitura e retornou à Câmara, esses permanecem inalterados. Só os prazo que iriam vencer e agora serão modulados devido às mudanças de datas das convenções. Se reabríssemos todos os prazos seria mais confusão e temos trabalhado para menos confusão e menos tumultos”.

Menos vereadores

O chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu adiantou que até o momento são 4 pré-candidatos interessados no cargo, situação que resaltou poderá mudar, dependendo de alinhamentos dos partidos da cidade. Por outro lado Igor Ignácio afirmou que poderá diminuir, e muito, a quantidade de candidatos ao legislativo.
Ele lembrou que na ultima eleição foram mais de 220 candidatos ao legislativo e devido à alteração eleitoral proibindo coligação de cargos de vereadores, essa quantidade tende a diminuir. “Antes para as 11 cadeiras os partidos lançavam em média 22 candidatos e agora com a alteração serão em média 17 por legenda, respeitando outros itens como percentual de vereadoras. Essa alteração foi para dar mais força e autonomia para os partidos governarem”.

Consultas online

Como o Cartório eleitoral da cidade está fechado devido à crise de saúde com a pandemia de Covid 19, o aplicativo de comunicação e dados whatsapp é o reforço no atendimento da população. Esse “cartório digital” permitirá interação dos eleitores, para esclarecimento de duvidas e até baixas em multas.
“Transformamos a linha fixa 38815536 em linha de atendimento eleitoral no whatsapp. Essa linha fixa o eleitor poderá enviar demandas e nós iremos respondendo as duvidas, emitindo certidões, baixa em multas. É um cartório através do whats permitindo o eleitor se resguardar contra o s riscos da covid”.