O ex-ministro da Previdencia Social Carlos Eduardo Gabas, participará de uma palestra em Botucatu, falando dos impactos da reforma previdenciária na vida do trabalhador brasileiro. Ele foi ministro nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
O evento está marcado para a próxima quinta-feira, dia 26, às 19 horas, na sede da OAB, na Praça XV de Novembro, andar superior do Centro Cultural de Botucatu.
A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados sobre o assunto.
Gabas foi ministro da Previdência em 2008 e a segunda entre 2010 e 2011 e em 2015. O ex-ministro é um dos principais críticos das propostas apresentadas pelo atual governo para a reforma da área previdenciária.
Entre as mudanças propostas pelo governo peemedebista de Michel Temer, que Gabas critica, está a de alteração na idade mínima necessária para a aposentadoria, atualmente de 55 anos para mulher e de 60 para homens.
O novo projeto determina a idade seja de 65 anos, igual para homens e mulheres. O tempo mínimo de contribuição também vai saltar de 15 anos para 25 anos.
O trabalhador também precisará contribuir 49 anos para assegurar o recebimento de 100% da aposentadoria, já que o tempo mínimo de 25 anos dará apenas direito a 76% do cálculo do benefício.
Outra alteração é com relação à desvinculação do valor das pensões por morte do valor do salário mínimo. Somente com a desvinculação, cerca de quatro milhões de pessoas serão afetadas.
A iniciativa é da Frente Brasil Popular-Sementes da Democracia, agrupamento de entidades sociais e sindicais, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- Subsecção de Botucatu.
O debate tem como objetivo esclarecer questões sobre a polêmica do sistema previdenciário brasileiro, recém alterada por lei encaminhada pelo presidente Michel Temer e aprovado pela maioria dos deputados e senadores.