A primeira noite de lockdown em Botucatu foi tranquila em relação a concentração de pessoas e movimentação de veículos. Segundo a GCM, na noite de sexta e madrugada de sábado, mais de 150 veículos foram vistoriados e orientados sobre as medidas restritivas.
Foram várias ocorrências de perturbação de sossego, a maioria dos casos eram festas familiares e não eventos proibidos e foram orientados em relação ao barulho e risco de autuação se houvesse mais reclamações, conforme informou o comandante da GCM Leandro Destro.
A GCM comparou os dois últimos finais de semana e constatou uma sensível redução de ocorrências de perturbação do sossego na área urbana e rural, incluindo os balneários do Rio Bonito, Porto Said e Mina.
DRONES
A GCM vai utilizar drones no patrulhamento neste final de semana para vistoriar e colher provas contra organizadores de festas clandestinas.Segundo com comandante Destro, o recurso permitirá ampliar o patrulhamento e conter a realização de eventos que reúnam pessoas, facilitando transmissão do vírus.
“Quando reclamam, muitas vezes as pessoas diminuem o som ao avistarem a viatura e com o drone, fica mais fácil identificar os atos irregulares ao Decreto Municipal. Neste lockdown vamos usar o drones para identificar aglomerações onde houver”, disse Destro, na manhã deste sábado na Clube FM.
Com tal equipamento é possível captar imagens e fotografar de uma distância considerável e oferecer provas em eventual aplicação legal de multa ou mesmo prisões, se evento tiver aglomeração.
81 BOTUCATUENSES DOENTES
Em Botucatu, todos os hospitais estão lotados, inclusive no PS Adulto. Neste sábado eram 81 botucatuenses internados nos Hospitais; de Clínicas, do Bairro e da Unimed/Misericórdia.
Desse total, 26 estão em estado grave nas UTIs, aonde estão sendo tratados os sintomas e controlado o estado geral de saúde, com medicação e equipamentos auxiliares, na tentativa de reduzir o vírus no organismo dos pacientes.
No HCFMB – maior hospital, atendendo Botucatu e a região da DRS 6 – são 105 camas ocupadas com doentes: 72 positivos, dos quais 38 graves em UTI e 33 aguardando resultados na enfermaria.
Entre os pacientes internados no HC, 19 são moradores de Botucatu. Na Unimed/Misericórdia, são 16 internados. No Hospital Municipal do Bairro são 10 moradores de Botucatu internados,