Pasqual Barretti é o novo reitor da Unesp
O novo Reitor da Unesp é o professor-doutor Pasqual Barretti, eleito em processo eleitoral iniciado nesta semana e que teve a divulgação na manhã desta sexta-feira, 16. Ele recebeu 50, 64% dos votos, totalizando 9.111 votos. A segunda chapa, liderada pelo professor Enes Furlani teve 49.36%, totalizando 10.069 votos.
Pasqual Barretti foi diretor da Faculdade de Medicina e também dirigente da Famesp. A vice reitora que assume com o professor de nefrologia é a professor Maysa Furlan, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara.
“Estaremos em um local onde sentaram grandes Reitores e isso consolida uma responsabilidade grande para nós. Vivemos um cenário político nacional e internacional e lutar para que os verdadeiros ideiais democráticos prevaleçam na Unesp pelos próximos quatro anos. Somos a favor do diálogo e queremos exercer durante o mandato as três palavras com as quais iniciamos o processo: dialogar, acolher e construir”, frisou.
A chapa de Pasqual teve 1.300 votos entre técnicos-administrativos (com peso de 15%); 6.499 entre alunos (15%) e 1.312 entre professores (peso de 70%).
A chapa 2 teve mais votos entre os servidores técnicos administrativos e alunos. Entre servidores totalizou 2.036 votos; 6.854 entre alunos e 1.179 votos entre os professores.
A apuração aconteceu em Bauru com transmissão ao vivo pela TV Unesp.