Fotos: Divulgação PMB
Prefeitos das regiões de Bauru, Lins, Botucatu, Avaré e Jaú estão preocupados com os riscos de retorno para a fase vermelha na gestão da Covid-19 Estadual, mesmo existindo recursos hospitalares a serem habilitados na região.
Na ultima quarta-feira, 20, prefeitos das cidades polos regionais de saúde,além de Lençóis Paulista e São Manuel estiveram reunidos em Botucatu, no Gabinete de Mário Pardini, analisando o quadro regional e os recursos existentes nas principais cidades para enfrentamento da Covid.
Os prefeitos discutiram o avanço da pandemia nas cidades da região, observaram a resistência de setores da comunidade e também os recursos de capacidade de internação existentes e as novas habilitações de leitos hospitalares. Foi observado que a região da DRS ainda tem aproximadamente 40 leitos em condições de abrigar pacientes.
“A reunião não foi para discutir a fase vermelha, mas discutir a possibilidade do governo São Paulo habilitar 40 leitos que o Governador João Dória anunciou durante a cerimônia de vacinação na segunda-feira, durante a vacinação iniciada no Hospital das Clínicas”, afirmou Mário Pardini.

40 leitos

Segundo levantamento dos prefeitos, o Estado tem condições de habilitar 40 leitos na região para atendimento contra a Covid-19 e desejam que isso aconteça antes do anuncio desta sexta-feira, 22. Segundo o entendimento dos prefeitos, se as cidades tiverem o reforço anunciado por Dória, com os novos leitos autorizados pelo Estado, as cidades se manteriam na fase amarela e com condições de oferecer assistência de saúde.
De acordo com declarações de Pardini, os 40 leitos divididos nas principais cidades da região, poderiam fortalecer a proteção em relação à assistência hospitalar e clínica e facilitar os indicadores para manter a região na Fase Laranja. O prefeito contou que existem leitos para ser habilitados em Bauru, Lins, Jaú, além de Botucatu.
“Nossa preocupação é que o Governo o Estado faça nova reclassificação sem habilitar esses leitos, que foram anunciados em Botucatu. Por exemplo, temos 10 leitos para habilitar em Bauru, 10 de Jaú, 5 leitos em Botucatu, que são as 150 diárias de UTI que a prefeitura conveniou com Unimed, entre outros”
A reunião com o secretário Marcos Vinholi, teve as participações dos prefeitos Mário Pardini, de Botucatu; Suelen Rosin, de Bauru; Jô Silvestre, de Avaré; Ivan Silvério, de Jaú; Anderson Prado, de Lençóis Paulista; Dr João Pandolfi, de Lins e de São Manuel, Ricardo Salaro.
“Todos os prefeitos se organizaram e conversaram com o Governo, para que antecipe a habilitação desses leitos hospitalares e depois estabelecer uma nova reclassificação do plano São Paulo”, disse o prefeito.
Segundo Pardini, “com esses 40 leitos nos manteríamos na fase Laranja, que acabamos de entrar” e para isso é necessário apenas habilitar os leitos anunciados em Botucatu, no inicio da semana. “Ninguém está sendo irresponsável. Ainda em Botucatu temos o Hospital Estadual que está retomando as atividades”, observou.
Até o fechamento dessa matéria a assessoria de imprensa da prefeitura não havia divulgado o resultado do encontro que estava agendado às 16h30,