Prefeitura ampliou sinalização na Cachoeira do 'Véu de Noiva'
A Prefeitura de Botucatu revisou a decisão de suspender o acesso publico na “Cachoeira do Véu de Noiva” no Rio Pardo e, anunciou entrega de pedido para vistoria do Corpo de Bombeiros e liberação da Cachoeira da Marta, outra cachoeira em área do Município (interditada há cerca de 8 anos).
A cachoeira do Véu de Noiva foi interditada no ultimo dia 19 de dezembro, para obras de construção da nova represa do Rio Pardo, que vai garantir segurança hídrica para a cidade, até 2050 ou uma população de 400 mil pessoas.
“Ontem (dia 30) tivemos uma reunião no gabinete e voltamos atrás na decisão de suspender o acesso do publico na represa, devido a complexidade das obras. Conversamos com a Defesa Civil, Bombeiros, Sabesp e a empresa que está montando seu canteiro de obras e, neste momento, fazendo o corte das árvores. Decidimos abrir o mais rápido possível para atender a nossa população, talvez já no próximo final de semana”, anunciou o prefeito Mário Pardini em entrevista à Radio Clube FM e site Botucatu online.com .
Para que a cachoeira fique aberta no verão, período mais quente do ano e a condução das obras da futura Represa “Plínio Paganini”, houve um ajuste na realização das obras pela empresa vencedora do processo licitatório, Sabesp e Prefeitura. A empresa que faz a construção da represa vai cortar as árvores de reflorestamento na futura área que será alagada, nos pontos mais distantes das margens do lago.

PEDIDO DE ALVARÁ PARA CACHOEIRA DA MARTA

Outra providencia anunciada pelo prefeito é agilizar a documentação necessária com o Corpo de Bombeiros para liberar a Cachoeira da Marta, outra cachoeira que está interditada há quase 8 anos fechada para o publico. No local foi construído um complexo de recepção ao turista, com verbas do Fundos Difusos da Justiça do Estado.
“A obra está pronta e falta a documentação relacionada ao alvará expedido pelos bombeiros. As Secretarias do Verde e do Turismo já estão providenciando isso, possivelmente até a próxima sexta-feira (03/01/20). Após o laudo dos bombeiros na vistoria vamos abrir o acesso ao publico. Esperamos que tudo esteja correto para podermos oferecer uma alternativa de lazer para os botucatuenses. A nova infraestrutura do complexo da Marta ficou excelente, temos estacionamento, um auditório e acesso mais facilitado à área da cachoeira“, afirmou.
Na semana passada a Prefeitura anunciou a suspensão do acesso no ‘Véu de Noiva’, alegando questões de segurança e a decisão foi duramente criticada pela população.
O prefeito relatou que o espaço vai ficar aberto para lazer até sair as licenças necessárias do Corpo de Bombeiros na Cachoeira da Marta, pronta há alguns meses e que tinha previsão de ser entregue em dezembro.
Pardini reconheceu que a Prefeitura errou demorando a encaminhar o pedido de alvará.
“Reconheço publicamente que erramos, tanto os secretários, mas o maior erro foi meu, em demorar com essa documentação. Estamos fazendo tudo para que neste final de semana tudo esteja regularizado”.

 

ALERTA

O prefeito também alertou que apenas o acesso à cachoeira estará aberto e não haverá mais a infraestrutura de banheiros e quiosques que já foram derrubados para a realização da obra que prevê 2 anos de serviço. “A população não terá aquela infraestrutura que já foi derrubada para as obras”, disse Pardini na Radio Clube e ao Botucatu online.