Cerca de 28 alunos das escolas municipais de Anhembi que integram o Projeto Futuro Cientista (PFC) participaram no último sábado de um encontro regional do projeto realizado no do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde os resultados de todo o ano são apresentados.
Foram mais de 550 alunos de oito cidades presentes do ensino médio (Iperó, Tatuí, Cesário Lange, Sorocaba, Anhembi e Salto de Pirapora) e mais de 30 escolas presentes onde puderam aprender e mostrar seus talentos. Em Anhembi o programa existe há mais sete anos.
Nesse encontro 12 alunos anhembienses premiados, além da EE Valentim do Amaral, que alcançou a 3º colocação no Concurso Literário. A programação incluiu oficinas sobre a ciência por trás da magia, coleção zoológica, DNA, juventude, língua indígena, mapa tátil, entre outros assuntos e premiação do concurso literário, da maratona do conhecimento e do clube de ciências, promovidos pelo PFC.
Estiveram presentes, a diretora da EMEF Mário Covas, Delma Casimiro; a diretora da EMEF Dalva Calhim Abud, Maria Francisco; a supervisora do projeto, professora Rosemary Jacintho, além da vice diretora da EMEF Olinda, Solene Marques .
O Programa, liderado pelo professor Fábio de Lima Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, já foi implantado em 11 municípios paulistas da região de Sorocaba.
A intenção é a de acompanhar os alunos até o ingresso no ensino superior. Para isso, oferece um plano de vida ao estudante “adotado”, permitindo que jovens promissores e potenciais talentos, em situações de vulnerabilidade, tenham acesso à universidade e a melhores oportunidades.