Os órgãos de segurança de Botucatu e Estado iniciaram uma reação contra o assalto da Caixa Econômica Federal, na região central, a cerca de 100 metros da Prefeitura, Pinacoteca e a 300 metros do Quartel do 12º BPM-I.
Segundo os relatos dos policiais e agentes envolvidos, a GCM e a PM quando foram dar resposta às solicitações depararam-se com bloqueios humanos, próximo à Pinacoteca e sede do Batalhão. Houve disparos contra os policiais militares e guardas municipais.
Conforme explicou o sub-comandante do Batalhão da PM, Major Lanhoso, esse bloqueio impediu confronto com o grupo de marginais que provocaram o terror na cidade.
“Diante do quadro onde havia risco de vida de pessoas que estavam como reféns nos dois sentidos, próximo ao nosso batalhão, na rua General Teles e na avenida D. Lúcio, realizamos o padrão de atendimento nesse tipo de ocorrência. Primeiro temos de preservar as vidas, não só dos policiais e guardas, como também das vitimas que estavam sob mira de armamento dos bandidos”, explicou.
No final da manhã, o transito na Avenida D. Lucio foi interrompido nas proximidades da Agroarte, para substituição de um transformador. Os marginais ao concluírem o ataque à CEF, passaram a atirar contra transformadores e torres de telefonia, com o objetivo de dificultar o trabalho da policia.

Leia mais

CEF é assaltada nesta madrugada
Prefeitura e policias fazem reunião de urgencia
Quadrilha bem treinada provoca o terror em Botucatu
Assalto à CEF é o assunto do dia em Botucatu
Carro usado no assalto encontrado no Porto Said


BLOQUEIOS HUMANOS

Entre 10 e 15 pessoas participaram do assalto. Uma parte bloqueou o acesso pela Gal Telles e outra parte a D. Lúcio, enquanto um grupo entrou no banco, provocou as explosões, num total de 3 e saíram disparando para o alto, com claro objetivo de provocar o pânico.
Os bloqueios humanos foram feitos com clientes do Bar do Bigode. Foram cerca de 20 pessoas, inclusive os proprietários do estabelecimento
Dentro do banco, os assaltantes estavam interessados no cofre com joias que estavam penhoradas. Não foi informado até o momento quanto material foi roubado.

CARRO ENCONTRADO

Confira as imagens do interior do banco:

Após a fuga, ainda na madrugada desta quarta-feira, 11, a GCM, Policia Militar e Civil, com apoio da Policia Rodoviária, redefiniram o patrulhamento para encontrar pistas. A PM acredita que outros grupos se concentraram em pontos estratégicos para a fuga.
Aparentemente os criminosos fugiram em direção a Piracicaba e Campinas, já que um veiculo foi encontrado pela PM de Anhembi, de onde deve sair mais informações para a investigação, considerando que a cidade está cercada com câmeras digitais.
No final da manhã um helicóptero da PM, sediado em Bauru, iniciou patrulhamento aéreo para identificar veículos abandonados e até propriedades que possam estar abrigando os carros usados no assalto.
Até o momento a CEF não divulgou nenhum comunicado. Fotos distribuídas por jornalistas e moradores do entorno da CEF que estiveram dentro da agencia mostram a destruição do prédio.

BEM TREINADOS E ARMADOS

Os bandidos além de dinamites, usaram armamento pesado, com munição capaz de derrubar aviões. Pelas imagens trata-se de uma quadrilha especializada, uma vez que alguns armamentos, exigem conhecimento para manuseio e força necessária para os disparos.
O prefeito Mário Pardini fez uma reunião no gabinete, da qual participaram o delegado seccional Lourenço Talamonte, o secretário de segurança da cidade, Marcelo Emilio, com o comandante da GCM Inspetor Destro e o comandante Agrella do 12 BPM-I.
“Na região de Sorocaba, da qual a Seccional de Botucatu faz parte, tivemos neste ano mais de 15 ataques a agencias de bancos . Vamos dar uma resposta a altura a esse tipo de crime’, afirmou Talamonte.
Mário Pardini disse em entrevista na Radio Clube FM que iria conversar com o vice-governador e o Secretário de Segurança do Estado, para pedir uma solução contra esse tipo de crime.

BARREIRA HUMANA NA PONTA DO FUZIL

Confira o momento em que os reféns são posicionados na Avenida D. Lúcio, criando uma barreira humana, impedindo acesso das equipes de segurança da PM, GCM e DIG. As imagens são da empresa de segurança Peres

 

(Com informações das Radios Clube FM e Municipalista AM/Fotos e videos da Policia, GCM e rede social)