Bons tempos em que o Reitor da Unesp visitava as faculdades do campus e a imprensa, vereadores e prefeito eram avisados antecipadamente para eventuais entrevistas e oportunidade para discutir ou ampliar discussões e entendimentos sobre a universidade pública.
Agora isso não existe mais. Acontece que as assessorias de imprensa e as diretorias estão distantes da comunidade e não informam mais essas visitas prestigiosas. Ou melhor, após a visita, com alguns dias de atraso, realmente divulgam um texto ao estilo revista Caras, cheio de nomes e posições hierárquicas dos chefes, informando que o ‘Magnifico Reitor’ esteve na cidade, citando assuntos em pauta e sem informar encaminhamentos.
Foi o que aconteceu na ultima segunda feira, quando um tal Sandro Roberto Valentini, Reitor da Instituição, esteve em Botucatu visitando o Instituto de Biociências da Unesp local, onde discutiu novos cursos, salários e carreiras de funcionários – de docente e a servidor técnico administrativo.
Eis a informação da assessoria de imprensa:
“O Instituto de Biociências da Unesp, câmpus Botucatu, recebeu na manhã da última segunda-feira (20), na sala de reuniões da Congregação, o reitor da universidade, Professor Titular Sandro Roberto Valentini. A um público formado por membros da congregação, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação e diretores de áreas, o reitor manifestou satisfação em visitar o IB e aproveitou para fazer uma apresentação no qual abordou os “Desafios para a sustentabilidade e o Ensino de Graduação na Unesp”.
“A exposição tratou sobre diversos aspectos pertinentes à Universidade, tais como: sua criação, processo de expansão, evolução da graduação e pós-graduação, avaliação dos Programas de Pós-Graduação, evolução do número de alunos matriculados e servidores docentes e técnico-administrativos, programas de inclusão e permanência estudantil, impactos financeiros na folha de pagamento da Unesp, avaliações e rankings nacionais e internacionais, além de desafios e planejamentos futuros”.
“O diretor do IB, Prof. Dr. Cesar Martins, também aproveitou a oportunidade para expor algumas informações referentes à unidade, com relatório das atividades relevantes do Instituto de Biociências. “Essa foi a primeira reunião do reitor Sandro Valentini com a comunidade do IB. Ele iniciou seu mandato em janeiro deste ano e se mostrou bastante aberto a ouvir nossas demandas e anseios”, afirma.”