O governador em exercício Rodrigo Garcia esteve no final da manhã desta terça-feira, 11, em Botucatu e confirmou ajuda financeira para reconstrução das pontes que foram arrastadas pelas chuvas e outra que tiveram suas estruturas abaladas pelo volume de águas e entulho que foi arrastado pelas correntezas, no Ribeirão Lavapes.
Garcia afirmou que vem acompanhando a situação de Botucatu desde a manhã de segunda-feira e que sua presença na cidade seria uma forma de manifestar a preocupação do Estado na recuperação da cidade, especialmente o restabelecimento do abastecimento de água para mais de 36 mil pessoas que residem nas regiões Leste, Sul e Oeste.
“Desde ontem, nas primeiras horas da madrugada, o prefeito entrou em contato conosco mostrando a gravidade situação de Botucatu. Foi a cidade mais atingida no interior de São Paulo e os estragos estão aí. Hoje pela manhã conversei com o governador João Doria sobre isso e, junto com o prefeito (Mário Pardini) vamos avaliar os estragos e fazer um plano de contingencia e pela necessidade de fazermos um plano para restabelecer o abastecimento de água com os bairros que estão afetados. Isso é a nossa prioridade hoje”, afirmou em entrevista coletiva.
Rodrigo Garcia não divulgou nenhum valor, mas relatou que o Estado vai ajudar nos projetos estruturantes, especialmente a reconstrução das pontes que foram abaladas ou destruídas pela tempestade. De acordo com a Prefeitura são 7 pontes na área urbana, sendo 3 delas totalmente destruídas. Na zona rural Mário Pardini diz que aproximadamente 20 pontes foram destruídas.
“São Paulo será parceiro de Botucatu para enfrentar esses investimentos. Alem disso estamos olhando as estradas da região. A rodovia Marechal Rondon está com varios pontos isolando cidades e já acionamos a concessionária para apresentar um plano emergencial e ate o começo da semana que vem teremos esse plano pronto, para que possamos restabelecer as ligações dos municípios”, salientou Rodrigo Garcia.

R$ 12 MILHÕES PARA RECONSTRUIR PONTES

Rodrigo Garcia disse que a intenção é liberar o mais rápido possível os recursos para devolver a normalidade à Botucatu. Mário Pardini informou que as análises mais conservadoras indicam que serão necessários perto de 12 milhões para reconstruir as pontes. Valores ainda estão sendo dimensionados pela Administração.
O governador em exercício chegou a Botucatu por volta das 11h30 e vistoriou, com diretores da Sabesp, o prefeito Mário Pardini e o deputado estadual Fernando Cury, o trabalho que está sendo executado na Rua Rafael Sampaio, onde a rede de abastecimento de 23 bairros foi destruída.
A Sabesp está reconstruindo cerca de 50 metros de canalização de água e esgoto. As tubulações já estão em fase de conclusão. Na região Leste de Botucatu, principalmente os moradores da parte mais alta estão reclamando da falta de água.