Uma carta assinada por “médicos da atenção primária” da Saúde de Botucatu, direcionada às autoridades e à população botucatuense, divulgada nesta quarta-feira, 09, destaca o aumento de casos de Covid-19 na Cidade, as situações das UTIs Covid e o iminente colapso da Saúde.

Na carta, os médicos pedem que as autoridades restrinjam a circulação de pessoas, realizem lockdown e destacam. “Precisamos novamente desse respiro para que nosso sistema de saúde não entre em colapso. Os trabalhadores da saúde já estão trabalhando além do esgotamento, físico e mental, e cada vez mais adoecendo das diferentes formas”.

Nesta quarta-feira, 09, o Jornal Leia Notícias questionou a Prefeitura de Botucatu se alguma medida nova seria tomada para conter o avanço da pandemia na Cidade e o Poder Público respondeu que irá seguir as orientações do Plano SP.

 

 

Leia abaixo a íntegra da Carta divulgada pelos médicos:

CARTA DOS MÉDICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ÀS AUTORIDADES E POPULAÇÃO BOTUCATUENSE – ajudem compartilhando e marcando conhecidos!

Prezadas autoridades e população de Botucatu,

Estamos vivendo tempos difíceis. Essa semana, nossa cidade teve recorde de casos novos de COVID 19, e o número de mortos aumenta a cada dia. Nossas UTIs estão lotadas (112% de ocupação na Unesp e 70% na Unimed), os Pronto Socorros estão cheios, os postos de saúde superlotados e recebendo diariamente muitos casos novos, as ambulâncias do SAMU tem que ficar horas paradas nas portas dos PSs para poder deixar os pacientes. O colapso é iminente.

Vemos que todos os locais que estão vencendo a COVID o fizeram quando tomaram medidas de contingência. Sabemos como o comércio é importante para a nossa cidade, mas sabemos também que como a contaminação pelo vírus é aérea, temos que evitar aglomerações a todo custo.

Fomos felizmente contemplados com o grande estudo da vacina Astra-Zeneca, porém

precisamos lembrá-los que esse imunizante só irá nos proteger duas semanas após a segunda dose. Até lá, se não tomarmos medidas de distanciamento, nossa população continuará a sofrer com o coronavírus. As UTIs estão lotadas de pessoas jovens, fora do grupo de risco. A doença é grave, e precisamos nos proteger.

Dessa forma, fazemos um apelo às autoridades: por favor, restrinjam a circulação de pessoas. Os dois finais de semana de lockdown que tivemos há alguns meses surtiram efeitos muito positivos no número de casos, e precisamos novamente desse respiro para que nosso sistema de saúde não entre em colapso. Os trabalhadores da saúde já estão trabalhando além do esgotamento, físico e mental, e cada vez mais adoecendo das diferentes formas. Além dos sintomas de burnout, estamos nos contaminando pelo cansaço. Os EPIs por vezes são escassos ou de qualidade inferior, férias têm sido canceladas, as jornadas são longas e de muito trabalho. Nós, que estamos vivendo o pior da pandemia na pele, estamos cansados de presenciar as despedidas, o medo, a falta de ar. Sempre tivemos muito trabalho, mas agora, além de todo o normal, temos uma explosão de casos de COVID 19 para lidar, qualquer que seja nosso ambiente. E o pior é que muitas vezes não temos estrutura para isso.

Nós precisamos da ajuda de todos. Por favor, fique em casa. Use máscara sempre que sair.

Higienize as mãos frequentemente. Nossa cidade é conhecida pela sua população solidária, então vamos levar isso à diante. Sejam solidários conosco, e com o restante da população também. Logo menos a segunda dose da vacina chegará a todos e estaremos um pouco mais seguros, mas até lá, precisamos ser fortes.

Obrigado.

Assinam essa carta os médicos da Atenção Primária de Botucatu.

 

LEIA MAIS: Botucatu: No pior momento da pandemia, Prefeitura não responde sobre novas atitudes e afirma que seguirá as orientações do Plano SP. São 12 mortes em 9 dias de junho

 

Botucatu Online