Caldas foi vice prefeito de Botucatu
Uma frente ampla de partidos de centro-esquerda está sendo proposta para as eleições de 2020 em Botucatu. Tal frente ainda é embrionária e as conversas estão sendo feitas com o PDT, PSOL, PCdoB, PT e PCB, conforme informou no último sábado o ex-vice-prefeito de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Junior, na Conferencia Municipal da legenda, que elegeu o novo diretório municipal.
Conforme adiantou em entrevista na Rádio Clube FM o ex-presidente da legenda, professor Caldas, o maior desenvolvimento dos últimos anos de Botucatu foram com governos de partidos de esquerda e centro esquerda. Ele citou também os recursos destinados por parlamentares do PCdoB, que permitiu pavimentação de ruas e bairros da cidade, além de construção de projetos esportivos e culturais em Botucatu, como a Praça da Juventude e a conjunto poliesportivo “Heróis do Araguaia”. O PCdoB participou das gestões do PT e PSDB, aliança que elegeu o vice-prefeito.
O PCdoB vai lançar candidatura própria para prefeito, vice e 17 vereadores, mas está aberto e interessados em avaliações com outras forças políticas sobre a construção de uma frente ampla, afirmou Caldas, lembrando que o deputado Orlando Silva, obteve 1,5 mil votos na cidade, na eleição de 2018. O partido vai fazer campanha uma grande campanha de filiação nos próximos meses.
Questionado sobre o eventual candidato da frente já que o PDT apresenta os nomes do ex-prefeito Mário Ielo e da vereadora Rose Ielo, como possíveis candidatos da legenda, o ex-vice prefeito afirmou que apesar dos nomes terem sido lançados pela legenda, não atrapalharia a discussão da frente ampla.
“O Partido deliberou pelo lançamento de candidatura própria do PCdoB ao Poder Executivo e abertura de diálogo com todas as forças progressistas e democráticas municipais, tendo em vista a formação de um amplo movimento pró-democracia e em defesa de políticas sociais e econômicas inclusivas e geradoras de emprego e renda. Para o Poder Legislativo decidiu-se pelo lançamento de chapa própria com 17 candidatos, mobilizando seus militantes e promovendo novas filiações. Para cumprir essa meta eleitoral devemos programar um ciclo de reuniões destinado à elaboração de um plano de governo, para ser apresentado à sociedade e possíveis forças aliadas”, salientou Caldas.
O novo diretório do PCdoB elegeu as seguintes pessoas: Osmir Ribeiro (Pardal), presidente; Professor Pereira, vice-presidente; Jorge Miyashiro, secretário de organização; Cida Franco, secretária de finanças e os membros, Anee Stachissini, Maria Della Coletta, professor Caldas e professor Luiz de Oliveira. Os delegados para a conferencia estadual foram eleitos Prof.ª Pereira, Cida Franco e Osni Ribeiro, como suplente.

OUTROS PARTIDOS

Faltando um ano para as eleições municipais de 2020 a movimentação nos partidos políticos tem muitos interessados e poucos confirmados. No PDT a informação que circula é de que Rose Ielo deverá disputar a eleição de prefeita. Mário Ielo, que foi 2 vezes prefeito de Botucatu seria candidato a vice, mas não seria surpresa, Mário ser candidato a prefeito e Rose Ielo, novamente a vereadora.
No PSDB, partido que é que governa a cidade desde 2008, são citados como interessados na candidatura Mário Pardini, que buscaria a reeleição, Izaias Colino, atual vereador, Jr Cury, que foi secretário. André Peres, vice prefeito está sem partido e também é citado como pré-candidato ou novamente como vice, onde o PSDB tem Junot de Lara Carvalho e Andre Curumim. Nos meios políticos comenta-seque Izaias poderia entrar no Podemos ou no PSB para disputar a eleição do ano que vem.
O PT confirmou que vai lançar candidato, ainda não definiu nomes, mas cita novamente o jornalista Erick Facioli e a professora Catia Pinho, como eventuais pré-candidatos. A nova presidente da legenda também é citada.
Ainda existem nomes citados, como o de Caco Colenci, que disputou vaga de vice com Mário Ielo e atualmente está trabalhando na gestão da prefeitura de São Carlos e Lelo Pagani, que deve se filiar ao PTB.