Mapa da Rede de Monitoramento de Queimadas do INPE para Umidade Relativa do Ar
A umidade relativa do ar em Botucatu, nesta terça-feira,8, está entre 20 e 30%, considerada muito baixa e isso reflete na qualidade de vida. Dificuldades respiratórios, olhos, garganta e lábios secos são alguns dos problemas mais sentidos.
Agravando o quadro climatológico o Programa Nacional de Monitoramento de Queimadas coloca praticamente todo o Estado de São Paulo com riscos severos. Na região tem sido verificada queimadas em Botucatu, Avaré, Conchas, Anhembi e São Manuel. 
Idosos e crianças com quadros de alergia e doenças respiratórias cronicas, como asma devem redobrar os cuidados e melhorar a hidratação, devido a baixa umidade.
A situação em determinados pontos da cidade é mais critica, principalmente na periferia, devido a queimadas de terrenos baldios e propriedades rurais lindeiras às rodovias.
Na segunda-feira, 7,  houve uma grande queimada na região norte de Botucatu, atingindo as regiões do Vale do Sol e Distrito Industrial. Também foi registrado uma grande queimada na região do Bairro Alto, na Cuesta/Serra.
Ontem (7) no Estado de São Paulo foi registrado 278 focos de incêndio, dez a mais que no dia 6. Acumulado no mês são 1.642 incêndios monitorados via satelite.
Mapa da Rede de Monitoramento de Queimadas do INPE
No boletim divulgado nesta terça feira o Instituto Nacional de Meteorologia é feito alerta para leve risco à saúde, para pessoas sadias, porem alto aos que tem doenças respiratórias crônicas
Médicos orientam aumentar o consumo de líquido, especialmente água. Recomendam colírios e soro fisiológico nas narinas e também lavar os olhos com o mesmo produto. O índice de raios Ultra Violeta está alto e com o tempo seco, pode agravar problemas de pele.
O aviso meteorológico de severidade com perigo potencial atinge todo o centro do Estado de São Paulo que faz quase 50 dias que não registra chuva e no sudoeste do estado.
Em Botucatu faz quase 30 dias que não chove, segundo informou o Escritório de Defesa Agropecuária/CATI.
Veterinários também orientam aumentar a hidratação de animais domésticos e reduzir a carga de trabalho para animais de serviço em propriedades rurais.
Essa tendencia de clima seco é previsto até o final de semana. As chances de chuva em Botucatu e região é de apenas 5%, ou seja, se chover, vai chuviscar.